Quanto tempo durou cada viagem missionária de Paulo?

Perguntado por: dporto7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O trabalho evangelístico do apóstolo Paulo abrangeu um período de cerca de dez anos. Esse trabalho aconteceu principalmente em quatro províncias do Império Romano: Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia.

Divisão tradicional:

  • Atos 13 – 14: Viagem por Chipre, Panfília e Pisídia (hoje o Centro-Sul da Turquia)
  • Atos 15:39 – 18:22: Viagem pela Macedônia e Acaia (Grécia moderna) e Ásia Menor (Turquia Ocidental)
  • Atos 18:23 – 21:16: Outra Viagem pela Ásia Menor, Macedônia e Acaia, terminando em Jerusalém.

Paulo empreendeu várias viagens missionárias pelo Mundo. Na sua primeira viagem (45-48/49), S. Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos, embarcou em Antioquia da Síria com destino a Chipre. Em Pafos (capital do Chipre) converteram o procônsul Sérgio Paulo, romano de estirpe.

A data provável dessa viagem fica entre os anos de 50 e 54 d.C. Essa segunda viagem cobriu um território bem maior do que a primeira, estendendo-se até a Europa. A obra evangelística foi concluída na Macedônia e Acaia, e as cidades visitadas foram: Filipos, Tessalônica, Beréia, Atenas e Corinto.

Após atravessar a Panfília chegou a Perge, onde anunciaram o evangelho. No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.

Resposta: Paulo teve três viagens missionárias para proclamar a mensagem de Cristo na Ásia Menor e na Europa. O Apóstolo Paulo era originalmente um líder judeu bastante educado chamado Saulo. Por ter vivido logo após a morte e ressurreição de Cristo, ele fez o seu melhor para acabar com a igreja Cristã.

A “corrida” do Apóstolo é realmente admirável. Desde o momento de sua conversão, entre os anos 31 a 36, e o seu glorioso martírio no ano 67, São Paulo percorreu, para converter os gentios, distâncias surpreendentes que equivalem quase aos 16.886 km das fronteiras do Brasil.

Na terceira viagem, Paulo segue o plano original da segunda viagem (visitar, na Ásia, às igrejas que fundou na primeira viagem com Barnabé). Ele, então, cruzou as regiões da Ásia Menor – Pisídia, Galácia e Frigia – até chegar a Éfeso (At 18.23; 19.1). Dali, foi para Macedônia e Acaia, na Europa (At 20.1,2).

Paulo dedicou mais de 14 anos a viagens missionárias.

O primeiro sermão depois do Pentecoste foi poderoso. Essa pregação que ganhou 3000 almas pode nos ensinar a como pregar de forma bíblica.

dois anos

Paulo havia pregado o evangelho em Corinto por quase dois anos (ver Atos 18:1–8) e organizou um ramo da Igreja ali (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

A terceira viagem missionária de Paulo começa na Antioquia da Síria e termina em Jerusalém. No decorrer desta jornada, Paulo passa por diversas cidades da Ásia Menor, Macedónia e Grécia. Há um relato desta viagem em Atos 18:23-21:26.

Paulo teve um papel importante no início desse trabalho realizado no mundo todo. Atos 13 conta como Paulo foi chamado para sua primeira viagem missionária. Ele partiu de Antioquia com Barnabé e viajou para Chipre e para uma região que hoje faz parte da Turquia.

Maria de Betânia é o testemunho de que, desde a comunidade cristã da primeira hora, a função das mulheres na Igreja não foi somente a de familiares e assistentes dos homens.