Quanto tempo durou a luta de Jacó com o Anjo?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A luta entre Jacó e Deus durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa. Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa.

Tomar esse novo nome foi um sinal de recebimento do convênio que seu pai e avô haviam recebido.

Depois de estarem separados por 20 anos, Jacó e Esaú se encontraram e se reconciliaram.

Basicamente o texto bíblico diz que Jacó lutou com um homem que apareceu ali. Essa luta durou até o amanhecer. O homem queria ir embora, mas Jacó não queria lhe deixar partir. Quando o homem viu que não poderia dominar Jacó, tocou na juntura de sua coxa, isto é, na articulação de sua perna na altura da coxa.

Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

O anjo perguntou o nome de Jacó, e ele respondeu dizendo: – Me chamo Jacó. O anjo respondeu: – Não te chamarás mais de Jacó, mas Israel, porque foste forte contra Deus e contra os homens, e você prevaleceu.

“Eu estou com você. Vou te guardar por onde quer que você vá, e não vou te deixar até que Eu cumpra o que tenho te falado”, afirma o Senhor.

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

Significa "aquele que vem do calcanhar" pelo fato de Jacó ter nascido segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo Esaú. Por esse motivo, passou a ser dado ao gêmeo que nascia por último.

Thiago significa “aquele que vem do calcanhar”. É uma variante de Tiago. Surgiu como uma variação de Iago, através de Santiago, nome vindo do espanhol que tem origem na aglutinação Sant'Iago. Iago é uma variante de Jacó, nome de origem hebraica.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Depois de 20 anos, Esaú e Jacó iriam se encontrar. Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú.

José foi quase o último filho a nascer de Jacó. Mas todos esses três homens receberam as bênçãos da primogenitura. Em Gênesis 48, Efraim recebeu a primogenitura em lugar de seu irmão mais velho Manassés.

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

Jaboque era um afluente do rio Jordão, à margem leste, na Jordânia. Desagua no Jordão entre o mar da Galileia e o mar Morto. Em hebraico, significa "lugar de travessia", pois, de acordo com a Bíblia, foi atravessado por Jacó, na ocasião de sua luta com um anjo do Deus, antes do encontro com Esaú.

Essa luta não é sobre "coisas", mas está relacionada a aceitarmos ou não a vontade de Deus. À beira do desespero total, clamamos a Deus dizendo: "o que o Senhor realmente quer de mim?" A resposta de Deus é um gentil "eu quero apenas você". Mesmo então, deixar isso acontecer é uma coisa difícil.

Jacó (Miguel Coelho) ficará rico após sofrer golpe de Labão (Heitor Martinez) em Gênesis. Em Gênesis, Jacó (Miguel Coelho) será enganado por Labão (Heitor Martinez) mais uma vez. Entretanto, o marido de Lia ( Michelle Batista) ouvirá a voz de Deus (Flávio Galvão) e enriquecerá.

Israel.

O Deus de Jacó é Aquele que enfraquece o nosso homem natural para formar o homem espiritual em nós. Gálatas 4:19 – “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós”. É Aquele que amassa o barro para então, fazer um novo vaso.