Quanto tempo dura uma TV OLED LG?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.

Com maior destaque, porém, estão os modelos de LG e Sony. A Samsung oferece ótima tecnologia, mas falha no relacionamento com o cliente. AOC, Philco, Panasonic e TCL estão entre as demais opções que são bastante válidas.

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas.

Smart TV 4k têm vida útil de 18 meses.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

NanoCell vs OLED
Telas NanoCell têm contraste inferior às telas OLED, pois são baseadas na tecnologia LCD, que exige backlight para iluminar os pixels. Desse modo, você pode esperar um preto mais acinzentado e cores menos vivas.

Telas de LED são as opções mais baratas no mercado; TVs QLED e Mini LED prometem cores vivas e alto brilho, enquanto OLED apresenta a maior qualidade de imagem e tons escuros mais intensos.

Quantos anos dura uma TV Smart LG? Atualmente, fabricantes estimam que uma Smart TV LG de LED dure pelo menos de 4 a 10 anos, mas existem diversos fatores que podem afetar a durabilidade do produto.

Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha.

cinco anos

Não é normal que uma TV apresente problemas com pouco mais de um ano de uso. Para esse tipo de produto, a vida útil é de, no mínimo, cinco anos, segundo pesquisas diversas, incluindo do próprio Idec.

Com tecnologia de pixels orgânicos, as TVs OLED são diferentes das outras porque não precisam de iluminação interna (backlight) para gerar as imagens na tela. Como cada pixel emite a própria luz, são imbatíveis no contraste e conseguem reproduzir pretos profundos em cenas escuras com boa fidelidade.

Vantagens do OLED
Na prática, essa uniformidade de preto aumenta o contraste da imagem e melhora a exibição de cenas escuras, principalmente com o uso do HDR. Para cinéfilos de plantão, outra vantagem interessante: o tempo de resposta do OLED é rápido, o que evita motion blur (aqueles rastros feios entre frames).

As TVs 4K QLED e OLED tendem a agregar tecnologia avançadas como inteligência artificial, funcionalidades avançadas, porta HDMI 2.1 ideal para videogames de nova geração, conectividade com dispositivos, e maior taxa de atualização. As opções OLED são ideais para quem quer realmente transformar sua sala em um cinema.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Qualidade de imagem. Se você possui uma TV LCD ou LED, assistir em uma qualidade de imagem mais alta consome muita energia. Em última análise, isso diminui a vida útil das lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas LED, fazendo com que todo o painel de exibição falhe.

O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.

O que é melhor: QLED ou UHD? O QLED é superior porque, enquanto a UHD Crystal se aproxima da qualidade 4K usando LEDs convencionais como luz de fundo, as TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos, oferecendo imagens com cores mais vibrantes e no brilho ideal.

LG QNED vs OLED
As TVs OLED oferecem maior profundidade de preto, contrastes intensos e cores mais vivas do que as da linha LG QNED. Entretanto, TVs LG QNED têm custo por polegada menor e oferece outras vantagens, como mais brilho e baixo risco de burn-in, o que resulta em maior durabilidade.