Quanto tempo dura uma tela com burn-in?

Perguntado por: egoulart . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tais aparelhos possuem vida útil muito mais curta (algo em torno de quatro anos), portanto você já terá trocado por um modelo mais recente quando a tela começar a apresentar qualquer sinal de burn-in.

Cinco dicas para evitar o burn-in em TVs OLED

  1. Investir em modelos mais recentes.
  2. Diminuir o brilho.
  3. Escolher modos de exibição mais escuros.
  4. Evitar deixar imagens estáticas na tela por muito tempo.
  5. Considere usar o modo escuro.
  6. A seguir, conheça seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV.

Menor vida útil: as telas OLED são produzidas com um material orgânico que perde sua eficiência com o tempo. A vida útil desses aparelhos costuma ser de 14 mil horas, enquanto a das telas QLED pode chegar a 80 mil horas.

14.000 horas

Tipicamente, displays AMOLED oferecem uma vida útil de cerca de 14.000 horas, um valor que vem aumentando ao longo do tempo.

Além disso, para comprovar se o display do celular está sofrendo com o Burn-in, o AMOLED Burn-in Fixer faz um teste na tela. Ele utiliza jogos de cores que mostram ao usuário onde estão localizados os pixels afetados pelo problema.

Como resolver
Contudo, uma boa tentativa é usar alguns aplicativos para Android, como o AMOLED Burn-in Fixer. Com ele, basta ativar o processo automático que força os pixels danificados a funcionarem com as cores corretas. Esse “rejuvenescimento” dos componentes pode levar até 30 minutos para ser finalizado.

O burn-in é eventualmente perceptível quando imagens parciais ou completas são exibidas de maneira estática na tela da TV durante longos períodos (duas horas ou mais).

Esse problema ocorre devido a um problema que afeta a calibragem da tela de toque do dispositivo.

A persistência ou retenção de imagem, que afeta telas LCD, também é causada pela exibição constante de uma mesma imagem por muito tempo, mas os “fantasmas” tendem a desaparecer com o tempo. Já o burn-in de telas OLED é um problema permanente e não há como reverter o processo sem trocar o display.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Como evitar o efeito burn-in

  1. Use o timer de suspensão padrão da tela ou configure-o para dois minutos ou menos. ...
  2. Mantenha a configuração de brilho padrão ou use outra com nível ainda menor. ...
  3. Não deixe o smartphone exposto ao sol. ...
  4. Não instale apps que prometem reduzir o efeito burn-in.

O que fazer se você tiver burn-in na tela da TV Samsung OLED?

  1. 1 Pressione o botão Início no controle remoto inteligente e navegue até Menu > Configurações > Todas as configurações.
  2. 2 Navegue até Geral e privacidade > Painel de cuidados.
  3. 3 Selecione Atualização de pixel.

entre 2 e 5 anos: no máximo uma hora por dia, com supervisão e acompanhamento de um adulto responsável; entre 6 e 10 anos: no máximo duas horas de tela por dia, com supervisão de um responsável; Entre 11 e 18 anos: não ultrapassar 3 horas por dia, também com supervisão de um responsável, e evitar o período noturno.

Gorilla Glass é um tipo de vidro desenvolvido por uma empresa de nome Corning que torna telas de celulares, tablets, notebooks, smartwatches e outros dispositivos mais resistentes a danos causados por quedas ou impactos.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular.

Em uma pesquisa rápida, em média, uma TV deve durar em torno de 100.000 horas.

No caso da queima do painel de LED, por exemplo, o conserto pode custar até 70% do valor da TV. Se for mais interessante procurar novos modelos, veja algumas boas opções que separamos para você.