Quanto tempo dura uma tábua de frios na geladeira?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Como o nome já indica, os frios necessitam de refrigeração! Se for comprar presunto, mussarela e/ou salaminho fatiados, compre menos quantidade, pois esses se deterioram rapidamente, no máximo, 5 dias. Mas você poderá optar por comprar mais quantidade e congelar algumas bandejinhas com frios.

Tudo depende se o produto é cozido ou não em sua embalagem. Por exemplo, se o bacon estiver fechado ele pode durar até 2 semanas na geladeira e 8 meses no freezer, agora se ele estiver aberto, mas não cozido, o armazenamento de frios varia pois ele pode durar de 1 semana até 6 meses.

Geralmente a tábua de frios acompanha presuntos, salames, queijos, frutas, cremes, patês e até mesmo pequenos quitutes, sendo uma opção versátil desde a entrada até as sobremesas.

Depois de cortados, os frios devem ser consumidos em dois dias, no máximo. Além disso, o plástico da embalagem não pode estar úmido, nem danificado, e é melhor comprar bandejas com pequenas quantidades.

Muitas vezes, queijos e frios são vendidos em porções grandes, mas ao contrário do que as pessoas pensam, eles podem sim, ser congelados.

A validade que consta na embalagem é referente ao produto fechado. A partir do momento em que os laticínios são abertos, a validade é de até 3 dias em refrigeração; Ao comprar uma peça grande, é recomendável cortar a quantidade que será consumida e fracionar o restante para o congelamento.

Na hora da armazenagem de frios, opte em guardar os frios e congelado em prateleiras mais altas do refrigerador, pois esses tipos de produtos precisam de refrigeração que é o processo de resfriar e conservar produtos. Além de que, as instalações precisam ser limpas e organizadas.

O que colocar em tábuas de frios? Para uma tábua de frios simples e sem muita sofisticação, dê preferência aos queijos muçarela, brie e parmesão. Adicione embutidos como presunto, peito de peru, salame e peperoni. Para finalizar, acrescente acompanhamentos como azeitona, pepinos e ovos de codorna.

A tábua de queijos e frios chique é a opção perfeita para fazer um jantar romântico em casa, servindo uma entrada especial logo no início da noite. O preparo combina frutas cítricas com queijos, castanhas, nozes, salames e torradas e fica ainda melhor se você incluir diferentes tipos de presunto e frios gourmet.

A dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada pessoa da sua lista. Se você deseja servir muitos itens, como vários tipos de queijos e acompanhamentos como frutas secas, geleias, biscoitos e pães, vale calcular 100 gramas de petiscos frios para cada convidado.

Sua tábua de frios gourmet pode reunir itens sofisticados, como presunto de Parma, salame hamburguês, salame italiano, queijos, geleias, azeitonas, patês, torradas, nozes e castanhas. Além disso, a tábua de frios com frutas, como damasco e morango, também é uma boa escolha para adicionar sabores adocicados.

Castanhas e frutas secas
Amêndoas, castanhas de caju, damascos e uvas passas harmonizam bem com os outros itens da tábua. Além disso, ajudam a limpar o paladar entre um queijo e outro, melhorando a experiência de degustação desses alimentos.

Uma questão muito importante é saber a quantidade de comida que deve ser comprada. 150 a 200 gramas é o valor indicado de frios por pessoas. Já pães e outros itens mais massudos, aproximadamente 100 gramas por convidado.

Frutas na tábua de frios: além de visualmente elevar a preparação com suas cores variadas, as frutas ainda garantem frescor às tábuas com queijos, pães e carnes. Invista em opções frescas, como uvas, figos e morangos, sem deixar de lados as frutas secas, como damasco, uva passas e tâmaras, por exemplo.

Harmonizam com: frutas doces, sem acidez e que têm uma ação de limpar a boca para tirar a sensação de gordura como fruta do conde, pinha, graviola, melão, pera, coco (servido em lascas), caqui, mamão, perinha do cerrado, jambo.