Quanto tempo dura uma reação alérgica na pele?

Perguntado por: rmartins7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A alergia de pele pode persistir por dias, semanas ou meses, em casos de maior duração é importante procurar um dermatologista ou alergologista.

Existem diferentes tipos de alergia na pele, como urticária, dermatite de contato, ou dermatite atópica, por exemplo, que podem ser controladas evitando a exposição às substâncias que as desencadeiam, ou realizando o tratamento com o uso de remédios anti-histamínicos ou corticoides, na forma de comprimidos ou pomadas, ...

Maleato De Dexclorfeniramina 2 mg 20 comprimidos | Polaramine | Alívio De Prurido, Alergia, Coceira, Urticária E Picada De Inseto | EMS.

Alguns exemplos de pomadas ou cremes com anti-histamínicos são a Profergan ou Fenergan, com prometazina na composição, e a Polaramine, com dexclorfeniramina na composição.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Vejamos, a seguir, alguns dos antialérgicos naturais que te ajudarão a prevenir ou a reduzir os sintomas associados à alergia:

  • Equinácea. A equinácea é uma das plantas que melhor ajudam as tuas defesas de forma natural. ...
  • Chá verde. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Vitamina C. ...
  • Chá de rooibos.

Trata-se de uma urticária física, ou seja, a lesão não surge espontaneamente, mas sim após um estímulo físico sobre a pele, como, por exemplo, ao carregar uma bolsa pesada ou na área de um elástico de uma roupa pressionando a pele. Em geral se inicia por uma coceira intensa.

A coceira na pele também pode ser causada por infecção por fungos, vírus ou bactérias, ou ser devido a doenças psicológicas, como a ansiedade ou depressão, por exemplo, podendo afetar uma parte específica do corpo ou o corpo todo.

Como tirar a vermelhidão da pele irritada?

  1. Limpar a pele suavemente.
  2. Usar protetor solar diariamente.
  3. Borrifar água termal.
  4. Evitar temperaturas extremas.
  5. Evitar alimentos apimentados e estimulantes.
  6. Usar hidratantes prebióticos.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

Leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar são os alimentos responsáveis por 90% das alergias. A melhor forma de tratar uma alergia alimentar, uma vez constatado o quadro alérgico, é evitar a ingestão do alimento e seus derivados.

De acordo com a médica, a alergia nervosa é o nome que damos para alguns quadros de dermatite. “Elas são caracterizadas por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas na pele e tendo a coceira como principal sintoma”, explicou.

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...

  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Entre os tipos de sabonetes vendidos no mercado, o sabonete hipoalergênico é o mais recomendado para prevenir coceiras e irritações sobre a cútis. Por serem livres de agentes conservantes, tais quais o parabeno e a isotiazolinona, o cosmético não causa alergia e promove uma textura mais macia da pele.

Topison® é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças de pele que respondem ao tratamento com corticoides tópicos, como: psoríase (doenças com espessamento e descamação da pele), dermatite atópica e/ou dermatite alérgica de contato.

A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.