Quanto tempo dura uma paixão não vivida?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

A paixão é um estado emocional que acaba, sim. Dura, em média, um a dois anos e é caracterizado pela euforia, por níveis de motivação muito mais elevados do que o normal e, claro, pela vontade sistemática de estar ao lado daquela pessoa.

Paixão vem de pathos (patologia), pelo que se trata de um processo obsessivo idêntico à "loucura". Quem está apaixonado só na presença do objeto da paixão é que encontra satisfação. Esse estado irracional é, sem dúvida, uma das causas do frequente fim de relações quando saem do pico da paixão.

Será que alguém consegue deliberadamente se desapaixonar? Parte da ciência diz que sim. “Você pode trabalhar nisso”, disse Helen E. Fisher, antropóloga biológica e pesquisadora sênior do Instituto Kinsey, em Nova York.

Independente da forma, o amor não correspondido é o amor que nutrimos por alguém que não sente o mesmo por nós. Segundo os especialistas, esse tipo de sentimento pode causar muita dor porque envolve nossos desejos mais profundos e nem sempre é fácil superá-lo.

Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado! Mas ela também pode se tornar ódio, inveja e até amizade. “É um processo sutil e particular, pois depende de muitos fatores presentes em um relacionamento amoroso”, afirma Livia.

Pode acontecer de uma circunstância externa estar causando o distanciamento do casal e dar a entender que o amor acabou. Talvez um problema financeiro, a interferência de terceiros na relação, entre tantos outros motivos.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  • Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  • Não se relacionar com outra pessoa;
  • Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  • A atual namorada se parecer com a ex;
  • Demonstração de ciúmes;
  • Falar da ex o tempo todo.
  • Desejo. Esta é a primeira fase do amor, conduzida pelos hormônios sexuais estrógeno e testosterona – em homens e mulheres. ...
  • Atração. Este é o momento em que estamos realmente apaixonadas e não conseguimos pensar em mais nada. ...
  • Assimilação. Neste estágio, a mente começa a dar uma acalmada. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

Isso porque, depois de passada a paixão, a fase do amor começa a ser construída e, segundo a especialista explica, é a hora em que muitos casais acabam rompendo. É preciso deixar claro que esse "tempo" de amadurecimento da relação pode variar muito, de acordo com cada casal.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.

Tente, por isso, relembrar-se porque se apaixonou inicialmente pelo seu parceiro, porque motivo quis uma relação e os bons momentos que viveu no passado. Parar de pensar nas coisas más e relembrar-se dos bons momentos é fundamental para recuperar a paixão, sublinha o especialista.

A respeito do que fazer para esquecer uma pessoa procure pensar nas falhas e atitudes negativas dela. Você pode evitar recaídas ou imaginar uma relação perfeita se lembrar de tudo o que não gostava no ex. Não citamos esse ponto para você odiá-lo, mas, sim, para refletir sobre como vocês não se encaixam.

Como desapegar de alguém – atitudes que vão fazer a diferença:

  1. 1) Cortar o contato.
  2. 2) Silenciar nas redes sociais.
  3. 3) Tire da sua vista tudo que lembra essa pessoa.
  4. 4) Avise as pessoas próximas a você sobre o que aconteceu.
  5. 5) Encontre-se com você
  6. 6) Respeite seu tempo.

Dicas para esquecer e superar

  1. Fuja do clico vicioso. ...
  2. Cuide de você ...
  3. Trabalhe sua autoestima. ...
  4. Aposte na ocitocina e dopamina. ...
  5. Perdoe e encerre a história. ...
  6. Dê tempo ao tempo. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A sensação de estar apaixonado pode causar obsessão, pensamentos suicidas, problemas em aceitar a rejeição, causar vício e aumentar os níveis de stress. Para a maioria das pessoas, estar apaixonado é sinônimo de felicidade e plenitude.

Nesse sentido as palavras seriam equivalentes diferenciando-se apenas pela intensidade do sentimento. Será que a diferença entre os sentimentos resume-se à sua intensidade? Se considerarmos essa hipótese, a resposta à sua pergunta será: sim, é possivel amar ou apaixonar-se por uma pessoa em pouquíssimo tempo.