Quanto tempo dura uma paixão correspondida?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Mas estudos científicos mostram que esse tipo de envolvimento, quando vivido realmente (e não apenas sonhado), dura de dezoito a trinta meses. Ou seja, em média dois anos.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

Isso porque, depois de passada a paixão, a fase do amor começa a ser construída e, segundo a especialista explica, é a hora em que muitos casais acabam rompendo. É preciso deixar claro que esse "tempo" de amadurecimento da relação pode variar muito, de acordo com cada casal.

Segundo alguns autores, esta sensação de desejo incontrolável pelo outro pode durar alguns anos. É por volta dessa época que é observada uma redução dos hormônios do desejo. No entanto, esta queda ocorre juntamente com o aumento de outro hormônio, conhecido como o do amor, a oxitocina.

Tentem adequar os ritmos, aprendam a conviver com os amigos e com a família do outro, não se descuidem do desejo sexual e da excitação do parceiro. E não se esqueçam: é possível amar, ter sexo excitante e muita paixão, seja qual for o tempo do relacionamento.

Você não pode apressar o amor — e, infelizmente, tampouco pode abreviar o processo de superação do fim do relacionamento. Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

O relacionamento amoroso pode esfriar por uma diversidade de razões, segundo psicólogos. Casamentos e namoros longos, por exemplo, tendem a cair em uma rotina após alguns anos.

Os perigos de uma paixão fulminante e exagerada
Pode ser perigoso porque pode ser uma paixão possessiva a um ponto insuportável. Muitas pessoas só se apaixonam desse modo, como o Laerte, por exemplo, e começam a controlar a outra até tornar inviável a relação.

Ele se sente visto e apreciado por quem ele é.
Ele fica mais carinhoso, mais envolvido, começa a fazer mais por você. Apreciação é o que atinge um homem no nível mais profundo. Não se trata apenas de dizer “obrigado” toda vez que ele faz algo de bom. É mais profundo que isso.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Porquê? Porque o nosso estado emocional e a tal “obsessão” fazem com que boa parte do nosso tempo seja automática e instintivamente dedicado à outra pessoa. Quando a paixão acaba, a “obsessão” desaparece.

Uma mulher apaixonada é ainda mais vaidosa, cuidando de cada detalhe de sua apresentação, mesmo que de forma inconsciente. Ela deseja ser admirada, elogiada e, acima de tudo, notada. Também acha maneiras de demonstrar qualidades que acredita que possam impressionar. Mas nem tudo gira em torno dela.

Ele gosta de estar perto de você e está sempre sorrindo
Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.