Quanto tempo dura uma intoxicação por inalação?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Devido ao risco de SDRA, todo paciente com sintomas do trato respiratório após inalação tóxica deve permanecer em observação por 24 h.

Em casos emergenciais, a primeira opção é ligarmos para o SAMU (192). Mas muitos não sabem que existe um departamento específico para auxílios que englobam intoxicações: o Disque-Intoxicação (0800-722-6001), canal de comunicação criado em 2005 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas; Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios; Cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor; Alterações súbitas do comportamento ou estado de consciência.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Intoxicação por inalação de cloro
O gás cloro, ou seja, o gás liberado pelo hipoclorito de sódio, é tóxico e provoca diferentes reações do corpo. No caso da inalação do cloro, os sintomas mais comuns são: Irritação no nariz, olhos e boca. Dores de cabeça.

Se o agente tiver sido inalado (gases tóxicos, aerossóis, fumaça), é possível levar a pessoa para um local bem ventilado, para facilitar sua respiração. Nauseada e prestes a desmaiar, deitá-la de lado para não se engasgar.

  • ABSORÇÃO.
  • DISTRIBUIÇÃO/
  • METABOLISMO.
  • EXCREÇÃO.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Seja água sanitária ou outro produto de limpeza, em caso de ingestão, recomenda-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Se possível, leve a embalagem do produto ingerido — isso facilita o atendimento médico. Apesar do que diz a crendice popular, não tente provocar vômito, ingerir água ou leite.

Brometo de Pancurônio Nova Farma 2mg/mL, caixa com 50 ampolas com 2mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Segundo especialistas, quando intoxicadas, as pessoas podem apresentar dores de cabeça, enjoos, vômitos, tosse, irritação de olhos, nariz e coceiras, além de queimaduras na pele. A intoxicação pode ser grave e isso depende do tipo de produto usado.

Os envenenamentos mais comuns incluem o uso de doses elevadas em medicamentos em geral, os maiores exemplos de remédios que são ingeridos em excesso são os antidepressivos, analgésicos e anticonvulsivantes. Além disso, há a intoxicação por meio de drogas ilícitas, quando combinadas com o álcool ou não.

Nos casos de intoxicação aguda (ou seja, recente) os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritação na pele, enjoos e tonturas.

Sinais e sintomas

  • Sintomas colinérgicos muscarínicos: salivação, lacrimejamento, micção, defecação, vômitos, pupilas puntiformes (miose), broncorreia e sibilos, bradicardia.
  • Sintomas colinérgicos nicotínicos: midríase, taquicardia, fraqueza e fasciculações, sudorese, dor abdominal.

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

O que fazer ao apresentar algum efeito colateral
Lá você poderá ver se essa reação é comum e se vai precisar buscar a ajuda de algum médico. Contudo, em casos de crise alérgica ou intolerância, faz-se necessário a busca por um hospital imediatamente, a fim de evitar a piora do problema.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.