Quanto tempo dura uma inflamação no olho?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

1) Use gelo ou colheres geladas na região
Basta separar dois cubinhos pressioná-los um em cada olho por alguns minutos. Com isso, o aspecto cansado será diminuído e, no caso do inchaço por alergia, ainda trará um alívio imediato para a coceira e irritação.

Em aplicação tópica ocular, o diclofenaco sódico é eficaz no alívio dos processos inflamatórios do segmento anterior do olho e para prevenir a inflamação pós-operatória, quando aplicado antes da cirurgia ocular.

Complicações de infecção ocular
É uma emergência médica, pois pode causar cegueira, meningite e até morte se não for tratada imediatamente. A infecção também pode levar a uma inflamação e bloqueio do sistema de drenagem de lágrimas e causar dacriocistite.

De maneira geral, os colírios anti-inflamatórios mais prescritos são:

  • Acular LS;
  • Octifen;
  • Maxilerg;
  • Nevanac ou Voltaren DU. ² ³

A tobramicina é um antibiótico prescrito para o tratamento de infecções externas dos olhos e seus anexos, inclusive quando são causadas por conjuntivite bacteriana.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Vermelhidão. Coceira. Ardência. Sensação de “corpo estranho” no olho – parecido com a sensação de entrar areia nos olhos.

Por isso, conheça agora as 4 principais causas da inflamação nos olhos.

  1. Conjuntivites: inflamações na conjuntiva por vírus, bactérias ou alergias. ...
  2. Terçol: inflamação nos olhos e os tratamentos da vovó ...
  3. Uveíte: os olhos vermelhos e inflamados. ...
  4. Lentes de contato: má higiene pode provocar infecções.

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a se fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação causada pela conjuntivite. Para fazer isso você deve mergulhar um pano limpo em água quente e aplicar o pano sobre a pálpebra. Mantenha-o por um alguns minutos. Repita o processo três ou quatro vezes.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Se ocorrer pus ou sangue no olho (hemorragia subconjuntival) após uma lesão ocular, consulte seu oftalmologista imediatamente para tratamento. Todas as lesões oculares devem ser tratadas como uma emergência médica.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

7 infeções oculares mais comuns

  1. Conjuntivite. Também conhecido como olho de Madras. ...
  2. Hordéolo / Terçolho. Aparece na forma de um caroço ou espinha. ...
  3. Queratite. Neste caso, a córnea é o órgão afetado. ...
  4. Blefarite. Aparece como uma inflamação do tipo bacteriano nas pálpebras. ...
  5. Uveíte. ...
  6. Celulite. ...
  7. Herpes ocular.

Dinill Allergan Colírio

O Dinill Allergan Colírio é indicado para a higienização dos olhos. O medicamento age como um antisséptico com ação descongestionante e adstringente, que promove o alívio de irritações ocasionadas por poeira, vento, mar e piscina. A embalagem contém 10ml.

O tratamento é feito com compressas frias e lubrificantes nos casos de conjuntivites virais, antibióticos nos casos bacterianos e controle ambiental para evitar alérgenos e uso de anti-histamínicos nos casos de conjuntivite alérgica.