Quanto tempo dura uma infecção intestinal?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quanto tempo duram os sintomas da infecção intestinal? Os sintomas geralmente duram apenas 1 ou 2 dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias. Dependendo da causa, esses sintomas podem aparecer logo no primeiro dia após a infecção. A intensidade também varia, de acordo com o que provocou a infecção 1.

A doença inflamatória intestinal é caracterizada por inflamação crônica nos intestinos, causando sintomas como dor abdominal, constipação e diarreia alternadas, perda de peso, febre e fadiga extrema.

A infecção intestinal pode surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo de um alimento contaminado, seja ele por bactérias, fungos ou também vírus. Assim como a infecção estomacal, é um problema que requer cuidados básicos para evitar o agravamento da questão.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP, constatou que pacientes com infecção intestinal têm mais propensão a desenvolver diabetes, obesidade, problemas cardíacos, intolerâncias alimentares e até mesmo doenças inflamatórias intestinais mais graves.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Quadro clínico da infecção intestinal

  1. Dor abdominal.
  2. Febre.
  3. Fezes sanguinolentas ou heme-positivas.
  4. Vômitos ou náuseas.

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Se não for convenientemente tratada, pode demorar até 1 semana para os sintomas desaparecerem; Diarreia crônica: Dura mais de 2 semanas seguidas, mesmo que os casos de evacuações típicas de diarreia sejam pontuais durante esse período.

No caso da virose, no entanto, a febre costuma ser mais baixa e o quadro regride em até cinco dias. Já a intoxicação alimentar é uma situação mais grave que pode perdurar por uma semana ou mais e causar febre alta, entre outras complicações.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias.

Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino e pode reduzir significativamente a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.

É importante, durante o quadro agudo da doença, evitar alimentos ácidos, como as frutas e sucos cítricos, e com cafeína. O consumo de leite também deve ser suspenso por alguns dias.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

  1. Beba muita água e líquidos. Uma das principais consequências da diarreia é a desidratação. ...
  2. Consuma alimentos leves e de fácil digestão. ...
  3. Use probióticos. ...
  4. Evite medicamentos antidiarreicos, a menos que prescritos por um médico. ...
  5. Descanse e evite atividades extenuantes. ...
  6. Devo procurar um médico?

Já a laranja e a mexerica necessitam cuidado, pois são frutas que contêm bagaço e são ricas em fibras, e podem interferir na recuperação do funcionamento intestinal saudável nos pacientes com diarreia.

Utilize temperos na comida, como alho,alecrim, açafrão da terra e orégano. Consuma abacaxi e mamão que são frutas que auxiliam na digestão e chá de gengibre e erva doce para barriga inchada e gases. 3- Reinocular: É o momento de melhorar a qualidade da microbiota intestinal, aumentando a proliferação de bactérias boas.