Quanto tempo dura uma estomatite aftosa?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

No caso específico da estomatite aftosa, as lesões podem estar associadas a dor, mas raramente a febre, manifestando-se durante 5-10 dias. Já na estomatite herpética, as lesões costumam provocar dor e duram em média 7-10 dias. Estão, por vezes, associadas a sintomas semelhantes aos da constipação ou gripe.

E, por causa da dor, falta de apetite e irritabilidade. O pequeno também pode babar bastante, porque, novamente, em função da dor de garganta, não consegue engolir sequer a própria saliva. O ciclo costuma durar de dez a 15 dias.

O consumo de bebidas frias também ajuda por norma a aliviar os sintomas, todavia deverá evitar as bebidas ácidas (laranja e limão, por exemplo) e carbonatadas (refrigerantes), assim como comer alimentos picantes, duros e salgados, que pelo contrário, podem agravar a dor, sendo por isso importante adotar uma dieta ...

Estas lesões costumam desaparecer ao fim de 4-14 dias. Em situações mais graves (correspondentes a cerca de um em cada dez casos de estomatite), as lesões podem durar até seis semanas.

Tratamento de estomatite
Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.

Bochechos ajudam a manter a boca limpa. Neste caso, é possível usar o enxaguante bucal infantil Peppa Pig, da Dentalclean, para evitar o alastramento da infecção.

A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos.

Diagnóstico da estomatite herpética
Em alguns casos, pode ser necessário recorrer a exames de laboratórios para identificar o tipo do vírus ou determinar outras possíveis causas da doença. Estabelecer o diagnóstico diferencial é de extrema importância para conduzir o tratamento adequado.

As lesões múltiplas, maiores que 1 cm, recidivantes, e que não melhoram em 10 dias devem ser melhor investigadas.

O ideal é beber líquidos frios, desde água até suco de frutas, e ingerir alimentos gelados como iogurte e gelatina, bem como alimentos pastosos como sopas e purês.

A estomatite aftosa recorrente (EAR), também chamada de afta, apresenta etiologia não totalmente conhecida, geralmente multifatorial, podendo ter fatores predisponentes tanto locais como sistêmicos, assim como pode ser uma manifestação secundária de doenças sistêmicas [1,2,3,4].

Hexomedine é um spray oral com ação antisséptica e anestésica local. O medicamento trata as inflamações da cavidade oral e garganta, inibindo a multiplicação de microrganismos presentes na mucosa em caso de faringites, aftas, estomatites e inflamação e infecção na garganta que acometem as amígdalas e faringe.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).

A nistatina é altamente ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. É improvável que a nistatina cause efeitos adversos devido à toxicidade ou hipersensibilidade.