Quanto tempo dura uma espinha no rosto?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne. Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Espremer espinhas pode agravar a inflamação da pele
Ao espremer uma espinha ou cravo sem os cuidados adequados, quase sempre a inflamação da região aumenta, especialmente se a pele não estiver limpa e os dedos não forem protegidos.

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

Trata-se do cisto epidérmico – também chamado de cisto sebáceo – que parece um carocinho, mas é um nódulo. Ele pode ser da cor da pele, ou esbranquiçado, ou até mesmo na coloração amarelada. O cisto pode aparecer sozinho, mas também é muito comum que venha acompanhado de outros cistos.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Forçar o pus a sair machuca a pele, deixando-a com uma ferida aberta, ampliando as chances de bactérias existentes nas mãos - principalmente de baixo das unhas - entrarem na pele agravando o quadro de acne”, explicou, concluindo que o que acontece é uma potencialização da espinha e não o surgimento de uma nova.

Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Passe um secativo
Aplique um produto que contenha ácido salicílico na fórmula. Ele ajuda a reduzir o inchaço da espinha, mesmo em poucas horas. Só não exagere na dose, para a pele não ficar com aspecto ressecado.

  • Acnase. (1)
  • Benzac. (1)
  • Bioderma. (1)
  • Clindoxyl. (2)
  • La Roche-Posay. (1)

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

Não se deve utilizar alcool 70% para limpar a pele. Além de irritar pode estimular ainda mais a oleosidade da mesma. Existem sabonetes próprios para isso.

Vale ressaltar que as espinhas são provocadas por diversas causas como má alimentação, estresse, fatores hormonais e a utilização de produtos muito oleosos no rosto. E quanto às queimaduras, Solange alerta: “Jamais use pasta de dentes! É um produto abrasivo que vai queimar mais ainda a região afetada.

“Quando não ocorre inflamação bacteriana, o próprio organismo resolve. A espinha irá drenar sozinha ou involuir, sendo absorvida pelo próprio organismo, o que deixa a pele menos marcada do que se você a espremer, evitando inclusive as cicatrizes”.

3. Graus de acne que podem causar cicatriz. Segundo a médica, quadros mais leves de acne ou quando são tratadas adequadamente possuem um risco menor de ficar com sequelas. Já aquelas com grau 3 a 5 podem deixar cicatrizes na pele.

Nunca esprema espinhas
“Antes de estourar a espinha, verifique se ela possui uma coloração amarela ou branca. Este tipo de alteração está mais próximo da superfície da pele, logo possui menos chances de causar manchas e cicatrizes ao ser espremida”, afirma o médico.

O pus de uma espinha é o acúmulo de células inflamatórias da pele.

“As espinhas ficam inflamadas na nossa pele quando temos a colonização de fungos e bactérias e quando a secreção sebácea fica muito tempo sem ser jogada para fora fica acumulada porque tem obstrução do folículo piloso. Assim vai se formando uma colônia de bactérias que acabam inflamando a espinha.

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele, gerando as espinhas.

Então quando a espinha ultrapassa a barreira da derme, aprofundando-se na espessura da pele, aumenta o risco de cicatriz, já que se interrompe ali a produção de colágeno e elastina". Por isso, nada de espremer espinha sozinho em casa.