Quanto tempo dura uma entrevista do Censo?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

O questionário básico tem 26 perguntas sobre identidade, características do domicílio e a renda do responsável. Ele leva cerca de 5 minutos para ser concluído.

O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Multa para quem se recusar a responder o questionário pode passar de R$ 13 mil.

Recenseadores do IBGE já estão indo às casas para realizar o Censo Demográfico 2022. A exemplo dos demais municípios brasileiros, Osasco está recebendo os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico 2022.

É obrigatório que a população responda às perguntas do Censo, mas é muito importante ficar atento e saber identificar os recenseadores – como são chamados os profissionais credenciados pelo IBGE – para evitar cair em golpes.

A pesquisa realiza uma fotografia detalhada dos brasileiros ao realizar perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outros.

“O recenseador deve se apresentar uniformizado com colete do IBGE, crachá de identificação com nome, RG, matrícula e QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera). Além disso, deverá utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.

Para responder o Censo pela internet
Após uma visita inicial obrigatória do recenseador, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Então, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Caso o morador tenha dificuldade em preencher o formulário de maneira remota, é possível entrar em contato com o Centro de Apoio ao Censo (CAC), através do número 0800 721 8181, criado justamente para auxiliar nesse âmbito.

Por meio de uma nota, o IBGE já confirmou que a notícia é falsa. Além disso, as informações também foram desmentidas pelo Ministério da Cidadania, responsável pelos pagamentos do projeto social. A pasta afirma que a informação não tem nenhum pé na realidade.

É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.

Mas com a chegada do Censo, surge uma dúvida: como identificar um recenseador? Segundo o IBGE, os recenseadores estarão identificados com colete, boné, crachá e poderão ter a identidade confirmada no site do Instituto (clique aqui para acessar).

O procedimento do IBGE estabelece que sejam feitas três tentativas e a recusa é anotada quando o morador diz que não irá responder.