Quanto tempo dura uma diarreia por intoxicação alimentar?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Para a maioria das pessoas, a doença se resolve sem tratamento dentro de poucos dias, embora alguns tipos de intoxicação alimentar possam durar uma semana ou mais. Para alguns casos, o tratamento da intoxicação alimentar inclui: reposição de líquidos perdidos na diarreia ou vômito por via intravenosa no hospital.

Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:

  1. Dor abdominal;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Diarreia;
  4. Febre baixa;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cansaço e fraqueza;
  7. Desidratação.

Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

> Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros). Para todos os casos de intoxicação alimentar, é importante buscar atendimento médico. Os sintomas podem começar após algumas horas, alguns dias ou até mesmo semanas – apensar de ser menos comum – da infecção.

Consuma alimentos leves e de fácil digestão
batatas cozidas. Sucos de frutas naturais sem açúcar, água de coco, chá de maçã e folha de goiabeira. Amasse vegetais como batata, cenoura, mandioca, batata-doce, abobrinha e abóbora. Arroz branco, macarrão, pão branco, amido de milho, mingau de água, macarrão.

Para reestabelecer a flora intestinal, são recomendados alimentos ou medicamentos com probióticos. Os probióticos, por sua vez, são micro-organismos vivos que reequilibram e aceleram a recuperação da flora intestinal, além de ajudar a proteger o intestino.

Sim, alguns remédios caseiros podem ajudar a cortar a diarreia. Alguns exemplos são ingerir líquidos como água, chás de ervas e sucos naturais, consumir alimentos ricos em pectina, como maçãs e bananas, e preparar uma solução de água com açúcar e sal para repor os eletrólitos perdidos.

Descanse o máximo possível; Coma quando se sentir à vontade – Comece por fazer refeições pequenas, leves e com pouca gordura. Alimentos leves tais como torradas, tostas, arroz e banana são boas escolhas; Evite o álcool, cafeína, bebidas com gás e alimentos condimentados e gordurosos – Podem fazer com que se sinta pior.

Os sintomas da intoxicação alimentar geralmente afetam o estômago e intestinos, sendo que o sinal mais comum é a diarreia. Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre.

O que devo comer quando estiver com intoxicação ou infecção alimentar? Após um quadro de intoxicação ou infecção alimentar, o ideal é evitar ingerir leite e seus derivados, alimentos crus, frituras e alimentos ricos em gorduras¹.

A diarreia é um dos sintomas mais preocupantes da intoxicação alimentar, por provocar intensa perda de líquidos e, por consequência, a desidratação. Além de água, nesse processo há eliminação significativa de sais e minerais importantes para a saúde, como o sódio e o potássio (eletrólitos).

Suco de cenoura, tangerina e gengibre.

Tratamento. O tratamento pode ser feito por lavagem gástrica e carvão ativado, a depender do tempo de intoxicação. Além disso, usa-se suporte hemodinâmico e tratamento sintomático para reverter os sintomas.