Quanto tempo dura uma cirurgia para colocar válvula na cabeça?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Normalmente, um neurocirurgião coloca a válvula em menos de uma hora.

A cirurgia de DVP
É uma cirurgia rápida (em média 1h), feita sob anestesia geral e de rápida recuperação.

Esta válvula é colocada na cabeça nos ventrículos cerebrais e controla a pressão dentro do cérebro deixando sair o LCR acumulado e está ligada a um tubo que vai por baixo da pele até ao peritoneu. A válvula regula a quantidade, direção de fluxo e pressão do líquido cefalorraquidiano para fora dos ventrículos cerebrais.

Uma das complicações mais comuns da hidrocefalia é a obstrução da derivação ou infecção no local onde foi implantada. Tais complicações são mais comuns no primeiro ano após a implantação.

Esta é uma condição crônica que pode ser controlada, mas raramente curada. A hidrocefalia em idosos é responsável por uma parcela considerável dos casos de demência. Com o tratamento precoce apropriado, no entanto, muitas pessoas com hidrocefalia levam uma vida normal com poucas limitações.

Como em todos os procedimentos cirúrgicos a cirurgia do cérebro pode apresentar riscos e complicações potenciais, como sangramento, infecção ou reações à anestesia. Uma das principais preocupações após a cirurgia é o inchaço no cérebro.

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.

Para isso, existem três modelos de anestesia que podem ser escolhidos para a operação. São eles: o paciente fica acordado do começo ao fim da cirurgia; sedado no começo e no final e acordado no meio do processo; ou com anestesia geral no começo e no fim e acordado no meio.

Esse tipo de cirurgia de alta complexidade tem um custo estimando em torno de R$ 20 mil nos hospitais privados.

A recuperação em geral é rápida e os benefícios da cirurgia são notados de imediato: como redução dos sintomas, redução do tamanho da cabeça e, muitas vezes, melhora nos parâmetros do desenvolvimento neuropsicomotor podem ser notadas já com 1 mês após o tratamento.

Não há nenhuma associação descrita na literatura entre hidrocefalia e uso de bebida alcoólica.

Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como conseqüência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) ou tumor cerebral.

As famílias de crianças com hidrocefalia que necessitam de tratamento cirúrgico com a derivação ventrículo-peritoneal (DVP, também conhecida como “válvula”) frequentemente têm dúvida sobre a necessidade e o momento de reoperar a criança para trocar o sistema.

Felizmente, existe um benefício para ajudar as pessoas com hidrocefalia a lidar com estas dificuldades. O BPC-LOAS é um programa que oferece uma renda mensal vitalícia a pessoas com deficiência ou idosos com baixa renda. Isso pode ajudar as pessoas com hidrocefalia a lidar com as despesas médicas e pessoais.