Quanto tempo dura uma cirurgia de palato?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A cirurgia é feita com anestesia geral e o tempo de duração pode variar de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. Porém, na maioria das vezes, costuma demorar de 30 minutos a 1 hora.

Como é a cirurgia de lábio leporino e fenda palatina
Trata-se de um procedimento relativamente simples, mas que necessita de anestesia geral. A cirurgia dura em torno de duas horas e tempo de internação pós-cirúrgica costuma ser de apenas um dia.

De acordo com o protocolo do HRAC-USP, após a palatoplastia, a alimentação da criança deverá ser líquida e fria, ofertada por um período de 30 dias, sendo mamadeiras e bicos proibidos nesse período.

A anestesia odontológica é aplicada a partir de uma agulha curta com calibre 27. Ela é injetada após o profissional secar a mucosa. A área de introdução da agulha corresponde à região do forame palatino maior. Dessa forma, o profissional posiciona a agulha e introduz a uma profundidade de 4mm, aproximadamente.

Conseguir a cirurgia através do Sistema Único de Saúde é muito difícil, segundo os profissionais, e a operação particular custa, no mínimo, R$ 2 mil.

A cirurgia ortognática dura de 2 a 4 horas em média. No entanto, a duração do procedimento também varia de acordo com a complexidade do caso. Se a cirurgia envolver enxertos ósseos, por exemplo, pode ser que dure mais do que o tempo médio.

Isto varia de acordo com as técnicas empregadas e da experiência do cirurgião. De uma forma geral nossa equipe leva de 1 hora a 1 hora e 30 minutos em casos monomaxilares e cerca de 2 horas e meia a 3 horas em casos de cirurgias combinadas.

Preferir comida fria ou morna. Após 1 semana, deve começar a mastigar alimentos moles e macios. Tal auxilia o processo de cicatrização dos tecidos moles, sobretudo ajudando na regressão mais rápida dum possível edema (inchaço) do rosto. Não confundir “mastigar com esforço mastigatório”.

Se você é portador da fenda palatina, tem direito a receber o BPC-LOAS, um benefício oferecido pelo INSS que garante uma renda mensal vitalícia aos portadores de deficiência ou idosos.

Fenda palatina interfere na alimentação e no desenvolvimento da fala e aumenta o risco de otites. Os objetivos do tratamento são assegurar alimentação normal, fala, crescimento maxilofacial e evitar a formação de fístulas.

Dano a esses nervos pode levar a alegações de sensações na região do lábio inferior e queixo, língua ou ambos. Além disso, dano ao nervo que fornece sensações à língua pode causar alterações no paladar.

A palatoplastia é a cirurgia para correção do palato.

De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole. O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal.

A anestesia no dente pode durar de 2 a 5 horas, chegando até 12 horas de efeito, dependendo do anestésico usado pelo dentista. Além disso, dependendo da técnica utilizada, pode ser necessário aplicar a anestesia mais de uma vez durante o procedimento para garantir o máximo de conforto para o paciente.

Em média, a anestesia dura de 2 a 5 horas, mas pode durar até 12 horas, dependendo da solução anestésica. Para o efeito da anestesia passar mais rápido, depois de sair do consultório odontológico, o paciente pode tomar sorvete (cuidado para não mastigar a língua anestesiada) e tomar bastante água.

A anestesia pode ser feita em vários locais da boca
A anestesia no dentista pode ser dada na gengiva, bochechas e até no céu da boca, dependendo do caso.