Quanto tempo dura uma cirurgia de hérnia de hiato?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A cirurgia de hérnia de hiato é bastante segura e rápida, com duração média de 1 a 2 horas. Normalmente, o paciente fica internado até o dia seguinte em observação e pode retomar suas atividades entre 7 e 14 dias, mas tudo isso varia de organismo para organismo e do quanto cada um leva para se recuperar.

O paciente deve evitar ficar acamado, podendo andar normalmente, ou mesmo subir escada. Os seus cortes foram pequenos e não deverão apresentar problemas, mas lembre-se que foram realizados pontos internos que precisam cicatrizar. Não carregue peso ou faça força, pois a hérnia de hiato pode voltar.

Geralmente, o tempo gasto na operação é de 30 a 60 minutos. Em boa parte dos casos, o paciente pode retornar para casa em um ou dois dias. Quem permanece por mais tempo no hospital são as pessoas que têm algum problema de saúde preexistente ou que moram sozinhas.

É normal ter a impressão de que o estômago diminuiu nos primeiros dias após a cirurgia, fazendo com que a perda de peso seja entre 3 a 7Kg em media; É normal ter a sensação de gases após a cirurgia, bem como a dificuldade para arrotar e vomitar; Dor no ombro é frequente e desaparece em poucas horas ou dias.

Elas se tornam perigosas quando o tamanho passa a comprimir as estruturas do tórax ou provoca sintomas muito intensos. Nesses casos a cirurgia é o tratamento indicado para trazer qualidade de vida ao paciente.

Se a hérnia for pequena e assintomática, não é preciso erradicá-la. Mas, quando ela cresce, pode comprometer outros órgãos e a qualidade de vida. Se for muito volumosa, passa a disputar espaço com o coração e alterar o ritmo cardíaco ou, ainda, prejudica a irrigação do estômago.

Quando é necessário operar? Em casos onde a hérnia de hiato provoca sintomas de refluxo gastroesofágico, é realizado um tratamento com medicamentos para ajudar a reduzir a quantidade de ácido produzido pelo estômago. Se uma hérnia é pequena e assintomática, o procedimento cirúrgico não é necessário.

Para casos nos quais a hérnia de hiato é maior, em geral, acima de 5 cm, e naquelas que são do tipo paraesofágico, o médico responsável pode optar pelo tratamento cirúrgico que permite a recolocação das estruturas nos seus locais originais e fechamento do orifício pelo qual houve o extravasamento.

Posição: o mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao operado, nos primeiros dias. Isso faz com que a respiração seja mais fácil e o incômodo seja menor.

Elementos que contribuem para o bom funcionamento do intestino. O esperado é que o paciente consiga evacuar, pelo menos, nos 2 ou 3 dias posteriores à realização da cirurgia. Após este período, recomenda-se procurar o médico para investigar a origem do problema e as possíveis condutas a serem tomadas.

A resposta para esta pergunta é NÃO. Não é verdade que a cirurgia de hérnia de disco é perigosa. Entretanto, é necessário que o procedimento seja planejado e executado por um ortopedista especialista em coluna e que sejam seguidos todos os cuidados pré e pós-operatórios de maneira bastante criteriosa.

Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia, quando estiver fazendo caminhada procure respirar fundo algumas vezes para ajudar expandir os pulmões.

Uma cirurgia de hérnia, por exemplo, custará 6.000 reais no hospital conveniado, um terço do preço da particular (18 mil reais).

O paciente que operou uma hérnia de hiato deve fazer dieta exclusivamente líquida durante a primeira semana.