Quanto tempo dura uma cirurgia a laser de pedra nos rins?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A potência do laser utilizada nos procedimentos varia de acordo com sua finalidade, densidade e tamanho do cálculo. Cálculos grandes utilizamos potência maior e cálculos pequenos potência menor. O tempo médio de cirurgia é de menos de 1 hora, com internação geralmente de menos de 24 horas.

obstruir o fluxo urinário; - Lesão de ureter; - Infecção generalizada, que pode levar a perda do rim.

Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais. Então a seguir, inserimos, pela câmera, um pequeno instrumento em forma de cesta e recolhemos os fragmentos. Esse procedimento tem 90 a 98% de taxa de sucesso e baixas taxas de complicações de 1-4%.

Raquel Ferreira Nassar Frange - Cálculos maiores que 0,6 cm precisam ser acompanhados por urologista. E normalmente vão precisar de intervenção cirúrgica, principalmente quando causam obstrução. Como evitar as pedras nos rins?

- A litrotripsia a laser é uma cirurgia de ponta para tratamento de cálculo urinário, geralmente indicado para cálculo que está dentro do rim. Hoje no SUS, só é feita nas capitais e no particular o procedimento fica em torno de R$ 10 mil, entre internação, materiais e custos com os aparelhos.

Com taxa de sucesso de 90% a 98%, o pós-operatório é simples. O paciente costuma receber alta no mesmo dia, podendo realizar atividades normais dentro de uma semana. Funciona por meio de ondas sonoras que fragmentam as pedras nos rins.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais custa, em média, R$ 9 mil na rede particular, valor que a família não tem condições de pagar. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a prefeitura de Feira de Santana precisa fazer o encaminhamento da paciente para a Central de Regulação.

Deve-se evitar alimentos de digestão mais difícil, como exemplo, frituras, alimentos gordurosos, condimentados e doces. Os líquidos (água, chá, água de coco, sucos naturais) devem ser ingeridos em quantidades acima do que habitualmente você ingere.

A cirurgia de pedras nos rins não é perigosa, os principais riscos associados à cirurgia de pedra nos rins são a infecção e lesão no órgão. Mas, para minimizar as chances de que essas intercorrências ocorram, é fundamental procurar um médico com expertise neste tipo de procedimento.

O controle dos níveis de citrato e oxalato na urina são as únicas estratégias válidas para diminuir o risco de sua formação. Cálculos pequenos, de de até 7mm, têm chance maior que 90% de serem eliminados espontaneamente, sem a necessidade de cirurgia.

Resumindo: é grande a chance da pedra ser eliminada. Existem medicações como a tansulosina que podem ser utilizadas e que funcionam como um dilatador do canal, aumentando em média três vezes a chance do cálculo ser eliminado de forma natural.

Enfim, após a sua cirurgia de cálculos renais, precisará de um período de 7 dias de afastamento do trabalho, depois do qual poderá retomar as suas atividades normais.

A retirada do cateter duplo J pode ser feita depois de 1 dia ou até 3 meses após a sua colocação, dependendo do motivo do tratamento. O tempo máximo que a pessoa pode permanecer com o cateter duplo J é 3 mêses, já que há cateteres projetados para suportar esse tempo.

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.