Quanto tempo dura uma cefaleia crônica?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Esta condição é caracterizada por sintomas de dor de cabeça quase todo dia, ou, em muitos casos, dores diárias, por longos períodos. Os critérios médicos para caracterizá-la são a ocorrência de cefaleia pelo menos por 15 dias, por um período mínimo de 3 meses.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

A cefaleia crônica é considerada uma comorbidade associada ao transtorno de ansiedade generalizada, uma doença psiquiátrica conhecida pela sigla TAG. Isso quer dizer que a dor de cabeça frequente no organismo de quem é ansioso pode ser decorrente do próprio desequilíbrio bioquímico que a ansiedade provoca no cérebro.

Em geral, são benignas, apesar de poderem causar dores intensas. Como exemplo temos a enxaqueca e a cefaleia tensional", afirma o médico. Já as secundárias, como o próprio nome indica, são relacionadas a outros problemas de saúde.

Sugere-se o uso de Naproxeno 550 mg, a cada 12 horas, por uma semana ou Prednisona 60 mg, uma vez por dia, durante uma semana.

A cefaleia crônica é aquela dor de cabeça que toma proporções maiores e chega a durar mais de 3 meses. Nestes anos de pesquisa descobri que o bruxismo de vigília é um dos principais causadores das dores, principalmente na região das têmporas e do pescoço.

Cefaleia do tipo Tensional é o tipo mais frequente no mundo, caracterizada por dor bilateral ou na parte da frente ou atrás da cabeça, de moderada intensidade, que não piora com esforço, dura de 30 min até 7 dias.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Um "diário de dores de cabeça" pode ser útil para saber se ela ainda é episódica ou pode ser crônica. Caso uma pessoa sinta dor de cabeça em 15 ou mais dias do mês, 8 desses dias sejam de enxaqueca, e isso tenha acontecido pelo menos em três meses do ano, ela é uma forte candidata à enxaqueca crônica.

Mauro Atra, neurologista do HCor que completa: “associa-se a essa dor a aversão a luz, barulho e odores, bem como náuseas e vômitos”. Infelizmente, a enxaqueca é uma doença crônica, ou seja, sem cura.

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

Conselhos principais para os pacientes que sofrem de cefaleia crônica diária: Parar imediatamente o uso abusivo de analgésicos para a dor. Procurar URGENTEMENTE um neurologista clínico — para iniciar um tratamento preventivo e eficaz.

É uma das piores dores de cabeça que possa existir. A primeira descrição conhecida dessa cefaleia ocorreu há 300 anos atrás.

Pessoas que não fazem exercícios físicos, que fumam, que são obesas, com transtornos de humor, depressão e ansiedade têm maiores ligações com a enxaqueca. A alimentação desbalanceada também é um fator que agrava ainda mais as crises.

Cefaleia em salvas é doença rara, ao contrário da enxaqueca que é muito comum. Ocorre muito mais em homens acima de 30 anos, que em mulheres de qualquer idade. A dor da cefaleia em salvas é sempre de um só lado da cabeça, nunca dos dois, e pode ser muito maior, mais intensa que a da enxaqueca.

A água quente ajuda a dilatar artérias e vasos sanguíneos, o que pode trazer um alívio da dor de cabeça. Deixe a água cair diretamente na cabeça por alguns minutos. Isso traz uma gostosa sensação de bem-estar e relaxamento. Uma boa massagem na cabeça também ajudar a minimizar as dores chatas no local.

É uma sensação de aperto, pressão ou aperto ao redor da cabeça ou da testa. Ela pode ser episódica, sendo esporádica, ou crônica, ou seja, é uma dor de cabeça constante e contínua. No geral, ela é considerada muito comum: varia entre entre 30% e 78%, segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia.

Uma dor de cabeça que não passa com remédio pode ser uma indicação de vários outros casos, somente um profissional pode fazer esse diagnóstico de maneira correta. Por isso, evite a automedicação desenfreada, principalmente, quando a dor permanece mesmo com os remédios.

Entre os exames mais indicados para pacientes que apresentam cefaleia estão a tomografia de crânio, com e/ou sem contraste, e a ressonância magnética.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e.
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.