Quanto tempo dura uma bijuteria?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

É muito relativo, pois depende basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.

O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias. Outros tipos de joias em aço pode escurecer sim! Mas… O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias.

“A organização é a melhor forma de conservar as peças”, afirma. Guardar em saquinhos e embalagens de tecido evita que uma peça enrole na outra ou arranhe com o atrito. Evitar o contato com água, cremes e perfumes faz com que suas peças durem por mais tempo. “A umidade é a grande vilã da história”, ressalta.

O gás carbônico, o dióxido de enxofre e outros gases poluentes também aceleram a oxidação dos metais.

É normal que após algum tempo de uso as bijuterias escureçam, isso ocorre porque elas não têm a camada de proteção na superfície, como os banhados ou semijoias, então oxidam com facilidade em contato com o suor, creme, hidratantes, perfumes e até mesmo água.

A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho.

Essa é uma das dúvidas clássicas da joalheria e nós da S. Stein fazemos questão de responder. SIM, VOCÊ PODE MOLHAR! Diferente das semijoias ou até mesmo algumas peças em prata, a joia em ouro 18k pode ser molhada sim, sem risco de danificar.

Uma folha fina de algum metal nobre (ouro ou prata) é colocada junto com a base do acessório e é prensada nele, unindo então, a folha de material nobre ao acessório, por ser uma camada mais fina do que um banho de semijoia, os folheados costumam ser mais baratos.

Além disso, esses acessórios devem sempre ficar em locais secos e arejados. Assim, uma boa ideia é guardar as bijuterias separadas em saquinhos e dentro de uma caixa. Colocar giz escolar junto com os itens também é bom, já que isso ajuda a remover a umidade e evitar o aparecimento de mofo.

Ao manusear uma bijuteria, preste atenção também ao interior e à parte de trás. As peças mais baratas e de qualidade inferior têm relevos internos e restos de metais; já as melhores têm superfície lisa e brilhante. Outra dica é observar a aparência do metal. Se estiver opaco e áspero, significa que não é tão puro.

Não deixe as peças em contato com bronzeadores ou cremes porque elas podem se danificar. Sempre tire as bijuterias antes do banho. Não vá à praia com bijuterias, pois a areia e a água salgada podem estragá-las.

As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.

Para restaurar bijuterias douradas, vamos usar detergente neutro. Aplique um pouco dele sobre a bijuteria e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias. Finalize o processo enxaguando.

Em altas temperaturas, sua bijuteria têm mais tendência a oxidar. Então, se você possui objetos que sabem que deixam sua pele esverdeada, evite usá-los em climas quentes. O cobre e o níquel são materiais usados nas bijuterias baratas para deixá-las com boa aparência.

inox

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja.

Essa é simplesmente uma reação de oxidação, e não um problema na pele. Portanto, a mancha verde é apenas um resíduo que foi deixado para trás. Por vezes, essa "tinta" verde pode oferecer certa resistência para sair do corpo, mas a tendência é que ela seja completamente eliminada após uma boa lavagem.

Em uma bacia, misture 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, 2 colheres de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe todas as bijuterias no líquido e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só lavar as peças em água limpa e secar.

Para evitar que peças como pedrinhas, brilhos se desprendam, você pode passar base de unha ou esmalte incolor sobre elas para reforçar a fixação.

Primeiro, coloque as peças de prata dentro de um recipiente de metal e cubra com bicarbonato de sódio. Feito isso, adicione alguns pedaços de papel alumínio amassados e cubra tudo com água fervente. Após alguns minutos, retire as peças do recipiente, enxágue com água corrente e seque com um pano macio.