Quanto tempo dura um submarino nuclear?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

As gerações atuais de submarinos nucleares nunca precisam ser reabastecidos durante toda a sua vida, cerca de 25 anos.

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo.

Dmitri Donskoi

O Dmitri Donskoi tem 175 metros de comprimento, quase 1,7 campo de futebol, sendo superado nesse quesito apenas pelo russo Belgorodo, que tem 184 metros e foi ao mar em 2022.

A entrega do submarino nuclear está atualmente prevista para 2029, mas não é improvável que se estenda para a próxima década. Se o prazo for cumprido, o Brasil terá sua embarcação do tipo após uma longa saga de 50 anos desde o início do projeto.

Quantos submarinos O Brasil vai ter? Brasil precisa de pelo menos seis submarinos nucleares, diz presidente da Eletronuclear. Rio de Janeiro – A construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, que deve ficar pronto em 2020, deve ser apenas o ponto de partida. 16/10/2022 04h00.

China, com 79 submarinos.

Estados Unidos

Estados Unidos – 72 unidades.

Seawolf (SSN-21)

1.027 metros

Graças ao casco de titânio, o submarino nuclear alcançou 1.027 metros de profundidade, enquanto a profundidade dos outros submarinos militares normalmente não ultrapassa os 600 metros.

No complexo naval de Itaguaí, município 70 quilômetros ao sul do Rio, emergirá o primeiro submarino nuclear brasileiro, um gigante de aço de 6 mil toneladas, armado com torpedos F-21 e capacidade para desaparecer no litoral do país e reaparecer em qualquer lugar do planeta sem chamar a atenção.

A questão de quantos submarinos a Rússia tem é motivo de preocupação para muitos, mas é bem difícil de responder. Para começar, considere as estatísticas oficiais do Ministério da Defesa. De acordo com os materiais apresentados ao público, a Marinha Russa possui 70 submarinos.

Os submarinos que têm propulsão nuclear, mais rápidos, chegam a 35 nós (ou 65 km/h). Já os submersíveis raramente ultrapassam os 5 nós (ou 9,2 km/h) —o Titan se desloca a 3 nós (5,6 km/h).

Tikuna

Assim foi a parte mais desafiadora da viagem feita pelo Tikuna (S-34) — maior e mais moderno submarino em operação da Marinha do Brasil— para participar de exercício militar conjunto com a marinha dos Estados Unidos, no ano passado. A bordo da embarcação, em meio ao imenso oceano, espaço é um bem raro e precioso.

8 horas

Cada embarcação tem capacidade para 5 pessoas. O submersível Titan leva cerca de 8 horas até atingir a profundidade (3.800 metros) onde estão os destroços do Titanic. Ele é feito de fibra de carbono e titânio e pesa mais de 10 toneladas.

O submersível contém uma quantidade finita de oxigênio, que uma vez consumido deixa os passageiros sem ar respirável. Estima-se que a contagem tenha começado no domingo com cerca de 96 horas de suprimento.

75 metros

O submarino possui 75 metros, pesa 2.200 toneladas e tem grande poder de fogo. Segundo a Marinha, o S-40 Riachuelo realizou com êxito os primeiros testes de provação em alto mar, já em agosto de 2020. Em dezembro do mesmo ano, na gestão de Jair Bolsonaro, foi a vez de a embarcação S-41 Humaitá ser lançada ao mar.

Os EUA operam 14 submarinos da classe Ohio, como o USS Kentucky, de propulsão nuclear.

Força de embarcações de superfície
Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios. No que toca à instrução, a Escola Naval opera três navios de instrução, o Guarda-Marinha Jansen, o Guarda-Marinha Brito e o Aspirante Nascimento.

O submarino pessoal custa entre R$ 2,8 milhões (1 assento) e R$ 3 milhões (2 assentos), segundo artigo da Business Insider.