Quanto tempo dura um remédio homeopático?

Perguntado por: lcamilo . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Por quanto tempo deve-se recomendar o uso de um remédio homeopático? Não há um período pré-determinado ou data de validade para os remédios homeopáticos, ao contrário do que ocorre com os medicamentos convencionais.

- procure sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados; - leve o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo.

O que é um medicamento homeopático? O medicamento homeopático é fabricado com substâncias extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Essas substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses pequenas do princípio ativo, que ingeridas com certa constância, restabelecem o equilíbrio orgânico.

Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Sempre verifique o prazo de validade dos medicamentos e de outros produtos para a saúde.

A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei. Ela geralmente é contada de 12 a 60 meses a partir da data de fabricação. Cada medicamento tem um conjunto de ingredientes próprios.

Cuidados com medicamentos homeopáticos
Tomar em torno de 15 minutos antes ou depois das refeições.

“O artigo traz dados para a fundamentação científica do princípio de cura homeopático perante a farmacologia moderna. O fenômeno que a farmacologia clássica chama de 'efeito rebote' é o que a homeopatia utiliza como resposta terapêutica, uma ação secundária do organismo.

A moderação é o caminho para o equilíbrio. Porém, de um modo geral o consumo moderado de bebidas alcoólicas não atrapalha o tratamento homeopático, quando se obedece os intervalos de ingestão dos medicamentos.

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

Ao transportar um frasco, no caso de viagens ou traslados, use uma latinha – é a melhor forma de proteger a medicação dos RX de aeroportos. Nas viagens de carro de longa duração, é melhor armazenar os frascos em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, protegendo o remédio do sol e do calor do porta-luvas.

Medicamentos homeopáticos para tomar em jejum
Se forem sólidos, podem ser colocados diretamente e deixados dissolver naturalmente. Se forem líquidos, podem ser tomados diretamente ou diluídos em um pouco de água.

O tratamento homeopático é demorado? Não, o tratamento homeopático é baseado nos sintomas que cada paciente apresenta quando está doente e não na doença especificamente. A partir do momento que o medicamento é definido espera-se que os resultados ocorram nas primeiras horas nos casos agudos.

Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente. O que pode acontecer é uma potencialização dos sintomas, uma vez que a especialidade atua com o princípio dos semelhantes.

O uso da homeopatia para ansiedade é uma alternativa terapêutica para todo tipo de público.

Porque os medicamentos manipulados são feitos artesanalmente, um a um, sem a utilização de equipamentos industriais. São chamados produtos extemporâneos, ou seja, têm uma vida de prateleira mais curta. A variação dos prazos de validade nas farmácias deve-se às técnicas utilizadas por cada uma.

Portanto, é importante nunca tomar medicamentos vencidos e descartá-los de maneira adequada. Se você tiver dúvidas sobre a eficácia de um medicamento ou precisar de uma nova receita, é fundamental consultar um profissional de saúde para te auxiliar no tratamento e posologia dos remédios.

Tomar remédio vencido faz mal? A resposta curta é sim! Medicamentos fora de validade por um, dois meses ou até dias podem ter mais prejuízos do que benefícios. Embora seja tentador resgatar aquele remédio de dor de cabeça esquecido no fundo da caixa de remédio (sua farmácia particular), o seu consumo não é recomendado.

O medicamento manipulado é produzido de forma personalizada, ou seja, para atender a uma necessidade particular de um paciente e para uso imediato. Por isso, não se atribui a ele um prazo de validade e sim uma data limite para o uso (prazo de uso), que pode variar de alguns dias até poucos meses.

Usar remédios depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte.

Estima-se que, após passada a validade, o fármaco tem 90% ou menos de eficiência. Contudo, antes de concluir que esse número é inofensivo, saiba que isso não vale para remédios de uso contínuo – como os receitados para controle de doenças crônicas, tipo diabetes e hipertensão – tampouco para antibióticos.

Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.