Quanto tempo dura um pé de tomate cereja?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Quanto tempo dura um tomateiro? O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias.

125 dias

Ciclo: pode variar de 95 a 125 dias, entretanto o período de cultivo é grandemente influenciado pelo clima, condições de fertilidade do solo, irrigação, ataques de pragas e incidência de doenças.

Cada pé produz em média 6 kg quando o clima está mais frio. Porém, quando está calor, a produção aumenta.

O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias.

Para aproveitar o último crescimento da estação ao máximo, é necessário podar o broto mais alto da planta. Cerca de um mês antes da primeira geada esperada, ou quando a planta atingir o teto da estufa, remova o broto terminal da planta.

Com plantio favorável entre os meses de abril e junho, segundo a Embrapa, o tempo para colheita varia entre 90 e 120 dias. O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto.

Os cuidados com a planta do tomate-cereja são básicos. Segundo os especialistas, a hortaliça precisa ser regada de três a quatro vezes por semana e de uma incidência de sol de quatro a seis horas por dia.

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

Manejo da água
Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; pelo menos quinze dias antes. Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo, cobrir novamente com terra e regar.

São duas as principais espécies de tomateiro-cereja, a rastejante e a trepadeira, que chegam entre 30 cm e 40 cm.

A princípio vai depender de qual região do Brasil você mora. Onde se registra um clima mais ameno, como nas regiões Sul e Sudeste, o cultivo deve ser feito entre agosto e janeiro. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que marcam temperaturas mais altas, é melhor plantar entre março e outubro.

Como a cerejeira leva entre sete ou oito anos para dar frutos, pense na ideia de plantar uma nova leva a cada ano. Assim, você tem mais garantia caso algumas das árvores morram antes de atingirem a maturidade.

Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.