Quanto tempo dura um pé de rúcula?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

PRODUÇÃO - a hortaliça está pronta para o consumo entre 30 e 40 dias após o plantio. Evite passar desse prazo, quando a rúcula inicia o período reprodutivo e as folhas ficam mais fibrosas.

“O sabor é ardidinho, exatamente como o das folhas”. Depois da floração, a rúcula dá origem a frutinhos secos. Basta coletá-los e depois plantá-los, dando assim origem a uma nova produção da hortaliça.

PODA. A rúcula é uma planta que 40 dias atinge sua maturidade, com 60 dias suas folhas já começa a ficar com gosto bastante pronunciado. Não há necessidade de poda a não ser a de consumo. Você pode arrancar o pé inteiro, ou colher as folhas no início de sua formação.

A rúcula se desenvolve melhor entre o outono e a primavera. O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É preciso regar a terra diariamente, uma vez pela manhã e a outra no final da tarde. Após um mês de plantada, já terá sua rúcula prontinha pra saladas.

O cultivo de rúcula com a utilização de adubação orgânica com esterco bovino, caprino, composto e mix como fonte de N apresentou bom rendimento. O bagaço de coco triturado não é recomendável para a adubação de rúcula, pois não proporcionou boa produtividade.

O ciclo de produção varia em função das condições climáticas, sendo em torne de 35 dias em regiões mais quentes e de 45 dias em épocas mais frias. Por ser de ciclo precoce, com média de 4 a 6 dias de precocidade, propicia economia de água ao produtor além de não requerer adubação especial em solos com pH corrigido.

Por ser uma planta sensível ao calor, pode ser que no verão sua rúcula pare de crescer ou floresça muito rápido durante o clima quente, dificultando a colheita das folhas.

A rúcula é considerada um vegetal seguro para consumo. Apesar disso, especialistas recomendam não consumi-la em grandes quantidades, já que as folhas podem causar enjoos e vômitos. Pessoas com insuficiência renal devem restringir o consumo da hortaliça por conta do potássio.

Por conta do seu sabor ligeiramente amargo, muita gente prefere consumir a rúcula refogada com alho e outras especiarias. Mas lembre-se: quanto maior o tempo de cozimento, maior é a perda nutricional. A melhor forma de comer a rúcula é crua.

Comer rúcula também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso graças aos níveis de vitamina C que estão presentes no vegetal. A imunidade alta ajuda a aumentar nossas defesas do organismo, protegendo-o de uma série de infecções e doenças.

Plantas companheiras: milho, segurelha, abóbora, rúcula, chicória, acelga e rabanete. Plantas inimigas: cebola, beterraba, girassol e couve-rábano.

Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico. Mais um truque de restaurante: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas.

Guarde as folhas bem secas na geladeira dentro de sacos plásticos esterilizados com papel-toalha. Dessa forma, o papel-toalha vai puxar toda a água que possa acumular nas hortaliças.

Se você preparou uma salada para o almoço e quer aproveitar o que sobrou para o jantar, basta mergulhar as folhas por um minuto em água morna e outro minuto em água gelada, com um pouquinho de vinagre. O processo reaviva as verduras murchas.