Quanto tempo dura um dia no espaço?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”. Mas como a Terra se move em sua órbita ao redor do Sol, ela tem que se mover 1 grau a mais para que ele retorne à mesma posição no céu, ou seja, 361 graus.

Dilatação temporal no Universo
Nós sabemos que o Universo está em expansão. Isso significa que o espaço-tempo está se esticando, uma forma de distorção, então é esperado que uma dilatação temporal ocorra chamada de dilatação temporal cosmológica.

Na primeira, o físico explica que o tempo não é absoluto, ou seja, um observador estacionário vai perceber o tempo passar de forma diferente em relação a um observador em movimento. Dessa forma, os relógios em velocidade orbital – no espaço – irão estar atrasados em relação ao relógio na Terra.

Para os astronautas da Estação Espacial Internacional pode significar envelhecer mais devagar do que as pessoas na Terra. Dependendo da nossa posição e velocidade, o tempo pode passar mais rápido ou mais devagar em relação aos demais num outro local e altura.

A contagem de tempo não fica fora da lista e, exatamente por isso, astronautas e cientistas usam uma definição diferente para realizar cálculos e medições: ano-luz. Ano-luz é, portanto, como funciona a contagem do tempo para astronautas no espaço.

US$ 5.166 - US$ 9.354
Veja todos os salários de Astronauta para comparar esse valor com o mercado.

A luz propaga-se no vácuo com a velocidade limite conhecida: cerca de 300 mil quilômetros por segundo. A velocidade da luz mede o espaço percorrido pelas ondas eletromagnéticas a cada segundo. No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se com velocidade constante de, aproximadamente, 299.792.458 metros por segundo.

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a suposta tecnologia capaz de possibilitar (ou resistir) a viagem.

Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo. Mas um novo modelo matemático abre a possibilidade para a viagem espacial.

Nasa. O aplicativo da Nasa, disponível para Android e iOS, oferece "um universo" de informações sobre astronomia. Na plataforma, é possível checar as últimas notícias, imagens impressionantes, vídeos, podcasts, dados de missões espaciais e até uma agenda com os eventos mais importantes do tema.

Afinal, até onde sabemos, as coisas mais rápidas existentes no espaço são os fótons de luz, que se movem a aproximadamente 300 milhões de m/s.

O 'último cidadão soviético': Sergei Krikalev, o cosmonauta 'abandonado' no espaço durante o colapso da União Soviética. Da estação espacial soviética Mir, o cosmonauta Sergei Krikalev tinha uma vista privilegiada do planeta Terra, tão idílica que não pôde ver a fogueira política em que seu país estava queimando.

27 dias

Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra. A face oculta não corresponde a 50% da superfície lunar.

Ah, e que saber quantas pessoas estão no espaço agora? São três: o norte-americano Scott Tingle, o japonês Norishige Kanai e o russo Anton Shkaplerov.