Quanto tempo dura um cisto de Bartholin?

Perguntado por: dmaldonado4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

“A gente sempre pensa em duas principais: clamídia ou gonorreia. No entanto, a transmissão não se dá apenas via sexual”. Assim, um trauma na região ou até quando a imunidade está baixa podem ocasionar a bartolinite”, completa a ginecologista.

O tratamento da bartolinite depende da gravidade dos sintomas e da presença ou ausência de infecção. Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido.

A bartolinite é uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante desconfortável. É mais comumente causada por uma infecção local, mas também pode ser desencadeada por um trauma, um tumor ou uma irritação na área da vulva.

Tratamento do cisto de Bartholin
Em pacientes com cisto pequeno e assintomático não é necessário nenhum tipo de intervenção, recomenda-se apenas o uso de banhos de assento ou compressas quentes para ajudar na drenagem.

Quais são os medicamentos mais comuns para o tratamento de cistos sebáceos?

  • Prednisona.
  • Prednisolona;
  • Dipropionato de Betametasona.

A principal diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite é que o primeiro é um cisto cheio de líquido, enquanto o segundo é uma inflamação causada pela infecção do cisto. Além disso, o cisto de Bartholin geralmente não causa muita dor, mas a bartolinite pode ser muito dolorosa e requer tratamento imediato.

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

Nestas circunstâncias, recomenda-se abstinência sexual e analgesia com fármacos como ibuprofeno 400mg, 8/8h. Se o quisto estiver infectado, poderá abrir-se espontaneamente e drenar, levando a alívio da dor.

Além da dor intensa, outros sintomas de bartolinite incluem:

  1. inchaço na vulva;
  2. vermelhidão;
  3. formação de pus no local.

As pequenas glândulas em cada lado da abertura vaginal, chamadas de glândulas de Bartholin, podem ficar bloqueadas. Os líquidos se acumulam e a glândula incha, formando um cisto. Os cistos variam desde o tamanho de uma ervilha até uma bola de golfe ou mais. Na maioria das vezes, ocorrem apenas em um lado.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas. Caso haja abscesso no local, sua drenagem deve ser feita obrigatoriamente.

Os caroços nos grandes lábios podem ter diversas causas, desde pêlos encravados a herpes genital. Mas, se os caroços causarem sintomas como coceira, queimação ou dor, pode ser que o problema seja clínico e precise de tratamento médico.

Ah, e cuidado para não confundir espinha com Bartolinite! “A espinha é uma inflamação da pele, enquanto a Bartolinite é uma infecção da glândula de Bartholin, localizada na vulva”, alerta a médica.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

Só que infecções das glândulas de Skene e Bartholin, localizadas na ppk, podem provocar caroços bem grandes e doloridos. Nesses casos, o tratamento envolve a drenagem do pus presente no interior do caroço e o uso de antibióticos.

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Cefalexina deve ser administrado por via oral e independente das refeições. Não há estudo de Cefalexina administrado por vias não recomendadas. Portanto, para segurança e eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Cirurgia é a única opção
A única opção de tratamento do cisto pilonidal é a cirurgia. Há dois tipos de procedimento. O primeiro é a retirada do cisto, deixando aberto o local onde ele foi retirado, podendo levar, em média, seis meses até a completa cicatrização.