Quanto tempo dura um caso com amante?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quanto tempo dura uma relação extraconjugal? Não se trata de algo que a ciência tenha determinado, especialmente tratando-se de relações fora do contexto matrimonial. Mesmo assim, em linhas gerais, foi estabelecido que a etapa de paixão dura, aproximadamente, dois anos.

Porém, diferente da esposa, a amante não tem direito a 50% dos bens, no caso da meação. À amante só têm direito a cota parte do companheiro, e dos bens adquiridos na constância da união estável paralela e a título oneroso (em dinheiro).

Ser amante implica levar uma vida complexa, bem como ter um futuro incerto. Tudo pode se complicar ainda mais quando dessa relação nasce um amor, um desejo obstinado de ser esposa, que a mulher (mesmo inconscientemente) sabe que dificilmente será correspondido.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. “Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca”, disse Olga Tessari.

Assim, considerando que a traição gera dor e sofrimento, sentimentos que abalam a pessoa traída, é perfeitamente cabível que o judiciário seja acionado, assegurando-lhe o direito à indenização.

A amante teria direito, portanto, em constituir União Estável? Não. O Código Civil é claro em afirmar que as relações não eventuais entre homem e mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (termo que hoje é interpretado apenas para dizer que uma pessoa é impedida de casar, sem qualquer conotação pejorativa).

Em alguns casos sim. Lembre-se que o perdão leva tempo e entendimento. Já o respeito é quebrado junto à confiança quando há uma traição. Mas é possível restaurar o relacionamento, desde que ambos estejam dispostos a lidar com os problemas e superar a traição.

Eles podem não estar recebendo o suficiente de sexo, atenção ou cuidado dentro do relacionamento. Ou eles podem simplesmente desejar a emoção de um novo parceiro. Às vezes, os homens casados que procuram amantes estão à procura de uma conexão física, mas às vezes eles querem mais do que isso.

É a (o) amante quem dá prazer e usufrui dos bons momentos com ele, que deixou seu par oficial para poder estar ali.

"Alguns homens dizem que se pudessem unir a amante e a esposa teriam a mulher ideal ao lado deles”. É comum, disse a psicóloga, a conciliação do casamento pela amizade e companheirismo e do relacionamento adúltero pelas necessidades sexuais e de atenção. “A relação de amante tem só o filé mignon”, comentou Mirian.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Em suma, entende-se que caso seja configurada essa união estável, o amante tem sim o direito à meação, que é a parte do patrimônio que cabe aos companheiros, assim como o direito à herança, desde que esses bens tenham sido adquiridos na constância do relacionamento.

Seja forte e respire! Você pode fazer a sua escolha de forma consciente e se conectar com ele ao invés de afastá-lo ainda mais. Uma boa forma de levar isso é não se envolver em tudo. Você já deve ter ouvido falar na expressão “toda ação gera uma reação”, é muito importante que você tenha isso em mente.

No entanto, quando esse interesse se torna uma paixão, pode ser um indicador de que algo está faltando na relação. Um homem casado apaixonado por outra mulher tende a se comportar de forma secreta e discreta. Ele pode ter medo de confessar seus sentimentos e pode evitar o contato visual com a outra mulher.

O que motiva uma pessoa a ser amante revela-se com seus sonhos e sua personalidade. Estes relacionamentos vivem de paixão, não de compromisso. São uma fuga às frustrações que a vida e o relacionamento formal provocam. O ser amante pode durar anos.

O custo médio do affair, por mês, é de até R$ 200, para 70% das mulheres e 40% dos homens. Porém, quase um terço dos cavalheiros investem mais de R$ 600 por mês no(a) amante. Além disso, 56% dos homens gastam a mesma quantia com a amante e com a esposa.

Traiu uma vez, trairá sempre
Ao final do experimento, os participantes que reportaram serem infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de serem infiéis na segunda relação. E ser traído parece que é uma constante também.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é sim, quem ama trai. Não importa o tipo de traição que você ou seu parceiro tenha experimentado, emocional ou física, esse é um assunto que pode ser muito difícil de resolver e superar. Afinal, vamos ser sinceros: pode ser emocionalmente desgastante e devastador.

Confira algumas dicas para sair desta situação:

  1. Não se iluda. Ninguém mudará simplesmente para te agradar. ...
  2. Avalie sua carência afetiva. Pondere e avalie se vale a pena investir em uma relação com um homem comprometido. ...
  3. Avalie e faça uma escolha. ...
  4. Valorize-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.