Quanto tempo dura um balde de cloro?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

No balde o cloro granulado pode durar até 5 anos e perde bem pouco de seu poder de desinfecção.

O Cloro Granulado, cujo princípio ativo é o hipoclorito de cálcio, é um dos produtos mais duráveis entre os utilizados no tratamento da água. Se for armazenado da forma correta (em local fresco e escuro, longe da luz solar), ele pode durar até 2 anos.

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

O valor máximo recomendado de 2 mg/L se dá pelo fato de que, em níveis acima desse, o consumidor passa a perceber sensorialmente o cloro, seja pelo gosto, seja pelo cheiro. É importante destacar que o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito maiores do que essa.

Realmente o cloro se esvai com facilidade em dias de sol ou chuva. Para isso você deve regular o ph e a alcalinidade da água com frequência e sempre antes da utilização do cloro.

Como manter a água da piscina tratada por mais tempo

  1. Mantenha a piscina coberta. ...
  2. Recolha a sujeira com uma peneira. ...
  3. Mantenha o tratamento químico em dia. ...
  4. Faça a limpeza com aspiração frequentemente. ...
  5. Escove as laterais. ...
  6. Invista em uma ducha. ...
  7. Cuide do entorno.

Após serem feitos os ajustes de pH, alcalinidade total e cloro livre. O ideal é que o cloro seja aplicado na água da piscina dia sim, dia não. Já em piscinas de muito é recomendado que as aplicações de cloro sejam diárias. A cada 2 dias deve ser feita a análise do nível de cloro residual.

Sem a possibilidade de verificar a validade da embalagem, vamos te ajudar a identificar se o produto está bom ou não para usar! Água sanitária ou cloro: começam a perder a eficácia a partir dos seis meses da abertura da embalagem. Passados esses dias da compra original, o produto não serve para nada.

Sabe aquele cloro que esta guardado faz tempo no quartinho do fundo da sua casa, ou aquele clarificante que você esqueceu que ainda tinha e comprou um novo? Pois é, sabia que mesmo com o produto fora da validade você pode usá-lo?!

Isso porque esse local é úmido e os produtos, como o cloro, por exemplo, devem ficar em espaços secos e longe da luz solar — inclusive, o indicado é que a temperatura do ambiente não passe dos 35 °C. Outra dica é organizá-los em prateleiras lisas e que fiquem até, no máximo, à altura dos olhos.

4 gramas

A quantidade de cloro a ser adicionada na piscina é, em geral, 4 gramas para cada 1000 litros de água. Devemos colocar esta quantia de cloro na piscina todos os dias até que ela se estabeleça com um teor de cloro livre entre 1 e 3 ppm.

O contato da pele com o cloro também pode acelerar o processo de ressecamento dos tecidos cutâneos, deixando-a mais enrugada e envelhecida, além de despertar mais coceiras e irritação na região. O mesmo ocorre com os cabelos, que podem sofrer as mesmas consequências.

Quanto mais uma piscina é filtrada, menos agentes desinfetantes você precisa aplicar na água para remover a sujeira. Além disso, o tempo de filtração é variável. O tempo ideal de filtragem pode sim ser mais que 8 horas, seja nas piscinas domésticas ou comerciais (academias, clubes, etc).

Para desinfetar superfícies e eliminar vírus e bactérias, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 4 colheres de chá de hipoclorito de sódio (equivalente a 1 colher de sopa), por cada litro de água a utilizar.

Na Portaria recomenda-se que a água fornecida contenha um teor mínimo de 0,2 miligramas por litro (mg/L) e máximo de 5 mg/L de cloro residual livre.

Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária* (2,0 a 2,5%) com 1 litro de água e jogar no recipiente.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.