Quanto tempo dura pé de tomate?

Perguntado por: emuniz2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quanto tempo dura um tomateiro? O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias.

Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.

Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido. Quando a planta estiver mais desenvolvida será necessário podá-la de vez em quando.

Ciclo: pode variar de 95 a 125 dias, entretanto o período de cultivo é grandemente influenciado pelo clima, condições de fertilidade do solo, irrigação, ataques de pragas e incidência de doenças.

Com plantio favorável entre os meses de abril e junho, segundo a Embrapa, o tempo para colheita varia entre 90 e 120 dias. O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto.

O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias.

Outra forma caseira de adubar os tomates plantados no quintal é usar borra de café que pode ser misturada com água. Além disso, tem ainda uma forma orgânica de adubar o plantio, pouco conhecida, adubo caseiro com ervas daninhas. Isso mesmo!

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

É comum ocorrer o murchamento do tomateiro devido a presença de fungos e bactérias na planta. A principal causa, no entanto, é a murcha bacteriana, embora não se possa descartar a murcha de fusário e a murcha de verticílio.

Quando o fruto está verde mas ainda não está com as paredes internas formadas e completas com polpa, o mesmo é considerado imaturo e não deve ser colhido, pois não terá como amadurecer após ser colhido, uma vez que o processo de maturação depende da formação das sementes e suas curvas de etileno.

Uma prática recomendada é a rotação de culturas no terreno já que, quando se planta uma espécie não suscetível a murchadeira, há a redução e até mesmo a eliminação desse organismo na área. Com isso, dentro de dois ou três anos, o tomateiro pode voltar a ser cultivado, caso haja a redução da contaminação.

Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do pé e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

O Leite é rico em nutrientes para as plantas, sobretudo cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Este tratamento funciona duplamente bem, não apenas como fungicida natural mas também como um fertilizante foliar. Diluído em água, pode ser borrifado nas folhas e caules 1 vez por semana como prevenção ou 2 como tratamento.

A expressão "tomates longa vida" tem sido utilizada no Brasil para descrever a característica de maior conservação pós-colheita dos frutos produzidos por algumas cultivares específicas de tomateiro (cultivares tipo longa vida).

Manejo da água
Em estufa, cada planta usa em torno de 1 a 2,5 litros de água por dia, o que equivale a mais de 9 milhões de litros por hectare por ano.

FASES

  • Crescimento Vegetativo do tomate: Geralmente esta fase dura até a formação de aproximadamente 6 a 11 folhas. ...
  • Florescimento: Esta fase é caracterizada pela emissão da 1ª inflorescência, também chamada de transição floral. ...
  • Estrutura Reprodutiva: ...
  • Frutificação e Desenvolvimento do Fruto: ...
  • Amadurecimento do Fruto:

A produtividade média de uma planta de tomate é de cerca de 5kg de frutos, dependendo do sistema de cultivo.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

na produção de tomate
Durante períodos de elevada precipitação pluviométrica, o encharcamento mais prolongado do solo prejudica o crescimento radicular e, consequentemente, o desenvolvimento das plantas com reflexo na produção.