Quanto tempo dura os efeitos colaterais da Benzetacil?

Perguntado por: dramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

A grande vantagem da penicilina benzatina é o fato de uma única dose é suficiente para manter o antibiótico circulando no organismo por mais de 3 semanas.

2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre. Artralgia: Dor em uma articulação.

Quais são os possíveis efeitos colaterais? Alergias na pele, como erupção cutânea, urticária, coceira e inchaço, estão entre as possíveis reações. Febre, falta de ar, dor de cabeça, diarreia, náusea, vômitos e candidíase oral e genital também podem ocorrer.

Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível).

O motivo era a escassez de matéria-prima do antibiótico.

A penicilina benzatina é uma penicilina de longa duração, sendo capaz de permanecer circulando no corpo por 21 dias, impedindo assim a infecção de garganta por essa bactéria.

A farmacodinâmica da penicilina benzatina sugere que o intervalo ideal entre as doses para o tratamento da sífilis latente é de 7 a 9 dias, devendo ser respeitado, sempre que possível.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar penicilina (Benzetacil)? Não. Esses antibióticos são da mesma família e tem reação cruzada.

Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil®. Sífilis latente tardia (incluindo as de “tempo não definido”) e terciária, exceto neurossífilis: 3 injeções de 2.400.000 unidades de Benzetacil®, com intervalo de 1 semana entre as doses.

A alergia à Penicilina e aos antibióticos de forma geral podem ser graves, incluindo sintomas como urticária, angioedema ou chiado e choque anafilático. Pessoas com tais reações têm direito a informação e orientação apropriada.

O clínico geral prescreveu 2 doses de benzetacil, 1 a cada semana.

Compreendem: urticária, prurido difuso, rubor cutâneo e em menor frequência: edema laríngeo, arritmia cardíaca e choque. Reações aceleradas: até 72 horas após a administração de penicilina. Compreendem: urticária ou angioedema, edema laríngeo e, em raras ocasiões, hipotensão e morte.

A ação da Benzetacil é bastante ágil. Começa a ocorrer de 15 a 30 minutos após a aplicação e atingindo seu pico de 24 a 48 horas depois. Quanto maior a quantidade do medicamento na injeção, maior também a duração do efeito.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias.