Quanto tempo dura o vírus da gripe no corpo?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O período de incubação do vírus Influenza é de um a quatro dias. Isso significa que o vírus, ao entrar no corpo humano, pode levar de um a quatro dias para causar os primeiros sintomas da gripe. Já a eliminação do vírus do organismo acontece de cinco a sete dias após a infecção3.

Como se desenvolve cada uma das fases do processo gripal

  • Fase 1: sintomas que indicam o início da gripe. Há dois sintomas que evidenciam o início de um estado gripal, a irritação e secura da garganta. ...
  • Fase 2: mal-estar geral e febre alta. ...
  • Fase 3: tosse produtiva e expetoração. ...
  • Fase 4: os sintomas começam a aliviar.

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

Comidas muito condimentadas ou processadas
O excesso de condimentos em alimentos pode agravar a irritação da garganta inflamada, favorecendo o aparecimento de lesões e dificultando a recuperação, além de serem mais difíceis de digerir ou capazes de irritar também o estômago da pessoa gripada.

Muitas vezes, quem tem o sistema imunológico mais fraco apresenta sintomas simples e facilmente perceptíveis como tontura, queda de cabelo e unhas quebradiças. Se você costuma ter gripes ou infecções respiratórias repetidamente, em curtos intervalos, também pode ser um forte indício.

Confira uma lista do que não pode comer se quando está gripado se deseja uma recuperação mais rápida e tranquila:

  • bebidas alcoólicas;
  • café;
  • laticínios;
  • açúcar;
  • comidas apimentadas e muito condimentadas.

Pensando em como funciona o vírus da gripe, é importante destacar que a contaminação ocorre nas mucosas da face, principalmente nas narinas. Através das proteínas do agente infeccioso, ele é capaz de se instalar nas células da faringe e faz com que elas trabalhem para multiplicar o próprio vírus.

O modo de transmissão da gripe é igual ao do resfriado. O tempo de doença pode ser de até 2 semanas, mas, em geral, dura de 4 a 7 dias. O tempo em que o paciente se mantém contagioso dura de 1 a 2 dias após a resolução da febre.

Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida
Com sua ação anti-inflamatória, o ibuprofeno, o diclofenaco e a nimesulida conseguem reduzir o processo inflamatório em todo o corpo, aliviando o edema e a irritação das mucosas, as dores musculares e o aumento de temperatura.

Entretanto, o pico de transmissão acontece entre o 2º e 4º dia de sintomas. No caso da gripe, a pessoa pode começar a transmiti-la 12 horas depois do primeiro contato com o vírus causador da doença.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Separamos 5 frutas para te ajudar no combate da gripe: Laranja: a fruta mais conhecida pela vitamina C, além do suco pode ser consumida em chás; Acerola: você pode comer ou tomar suco para aproveitar a vitamina. Limão: junto com a laranja, o limão também é uma das principais frutas com vitamina C.

No terceiro estágio, os sintomas da gripe atingem seu pico de intensidade. A febre pode persistir e até mesmo ficar mais alta, sendo acompanhada por dores musculares e fadiga. A tosse seca pode se agravar, causando irritação e desconforto. A congestão nasal e a dor de garganta também podem permanecer.

Sim, a gripe pode favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Isso porque uma infecção nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe) pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos nas vias inferiores (pulmão) causando a pneumonia.

Catarro esbranquiçado ou transparente
Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta. Pode ser um resfriado ou alergia, mas também ocorre em casos de sinusite e até gripe, mesmo que essa última atinja os pulmões.