Quanto tempo dura o veneno no corpo?

Perguntado por: uteles5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo.

Em casos de overdose, o exame toxicológico permite identificar a substância responsável pelo quadro.

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

O envenenamento por produtos líquidos ou sólidos através da ingestão é o mais comum, mas há também o envenenamento por gases, que se dá pela inalação, e o envenenamento por meio do contato com a pele e com os olhos.

Receitas caseiras para cortar o efeito do veneno

  • Dar ovo batido cru ao animal;
  • Dar gema de ovo crua;
  • Dar clara de ovo crua batida;
  • Leite gelado;
  • Oferecer quiabo cozido somente em água;
  • Cozinhar o quiabo e dar somente a baba do quiabo;
  • E dizem que quando o animal está babando ou tendo febre, pode-se dar Dipirona.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia. Podem ocorrer convulsões, desencadeando em insuficiência respiratória e morte, em diversos casos. Percebe, assim, o sofrimento que um indivíduo intoxicado se submete.

O Mão Branca, cuja substância ativa é o monofluoracetato de sódio, tem a venda proibida no país. Portaria de 8 de agosto de 1997, da extinta Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu o uso do produto químico, de alta letalidade, em raticidas. O Mão Branca não tem gosto nem cheiro.

O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue.

Fases de intoxicação
Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Broncodilatadores e oxigenioterapia podem ser suficientes nos casos menos graves. Quando obstrução grave das vias respiratórias com adrenalina racêmica por inalação, intubação endotraqueal ou traqueostomia e ventilação mecânica pode ser necessária.

As substâncias químicas são absorvidas e passam para o sangue que as transportam aos distintos órgãos. Quando a concentração das substâncias químicas ou dos produtos de biotransformação atinge níveis altos, pode acontecer uma intoxicação sistêmica.

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas.

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.