Quanto tempo dura o tratamento de infertilidade masculina?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Nesses casos, é necessário fazer uma terapia hormonal, que geralmente dura 3 meses. São administrados medicamentos com os hormônios que regulam a produção dos espermatozoides.

Em grande parte dos casos, infertilidade tem cura. Primeiro, no entanto, é fundamental fazer a investigação para chegar a um diagnóstico e definir o tratamento adequado. Conheça abaixo alguns tratamentos possíveis.

Alguns tratamentos podem ser concluídos em questão de meses, enquanto outros podem levar anos. Por exemplo, o tratamento de fertilidade com medicamentos para estimular a ovulação pode levar de algumas semanas a alguns meses para dar resultados, assim como o coito programado.

Uma boa avaliação andrológica, com exames específicos e adequados e associados a um tratamento correto podem viabilizar a gravidez a cerca de 60% dos casais com homens portadores das formas mais complicadas de azoospermia.

Uma contagem de espermatozoides inferior à normal (menos de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen ou uma contagem total de espermatozoides inferior a 39 milhões por ejaculado).

Estima-se que a infertilidade atinja 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos.

Tratamento hormonal
A terapia de reposição hormonal para infertilidade masculina geralmente consiste na administração de medicamentos hormonais para estimular o aumento da produção de testosterona ou a inibição dos receptores de estrogênio.

O principal teste de fertilidade masculina é o espermograma.
Dessa forma, é possível compreender se os espermatozoides do paciente estão em condições de fecundarem o óvulo nas trompas após a relação sexual.

Em média, o custo das técnicas pode variar de R$ 600 a R$ 15 mil, dependendo do método utilizado para combater a infertilidade. “O preço também pode variar de cidade para cidade.

Assim, podemos dizer que um casal é infértil quando há diminuição das chances da gravidez, que podem ser auxiliadas por tratamentos de reprodução assistida, e que é estéril quando há impossibilidade de gerar filhos.

Azoospermia. Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen – ejaculado. Pode ser considerada como obstrutiva e não obstrutiva.

Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino.

Sim, existe uma idade máxima para fertilização in vitro. A sugestão fica para tentativas até os 45 anos, com maiores chances de sucesso antes dos 43 e com o Conselho Federal de Medicina (CFM) indicando os 50 anos como limite.

A comprovação biológica de infertilidade masculina pelo espermograma só é possível nos casos de ausência completa de espermatozoides ou na ausência completa de motilidade dos espermatozoides.