Quanto tempo dura o tratamento de hiperplasia prostática benigna?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um exemplo de medicação desse grupo é a finasterida (5 mg/dia) mantida por tempo prolongado, cerca de 6 meses. Essa medicação diminui a necessidade de realização de cirurgia para HPB e o risco de retenção de urina.

Recomenda-se uma dose inicial de 1 mg administrado em dose única diária por 1 ou 2 semanas, a fim de minimizar a potencial ocorrência de hipotensão postural e/ou síncope.

Laser da Próstata para HBP
O tratamento com laser é uma tecnologia recente e inovadora com resultados muito positivos, no tratamento dos doentes com Hiperplasia Benigna da Próstata.

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar. Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade; Evitar alimentos ácidos, picantes e outros semelhantes.

Opções de tratamento para a hiperplasia prostática
Para casos que vão de leves a moderados, o problema pode ser tratado com medicamentos. Existem hoje várias categorias de fármacos usadas nesse contexto, que são selecionadas conforme o tipo de sintoma apresentado pelo paciente, de forma isolada ou combinada.

Existem principalmente dois tipos de medicamentos: Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Ação - início: 1 a 2 horas na hipertensão e 1 a 2 semanas na hiperplasia prostática benigna; duração: 24 horas na hipertensão (após dose única).

A doxazosina, princípio ativo deste produto, pertence à classe dos medicamentos chamados anti-hipertensivos (que diminuem a pressão sanguínea). Age relaxando os vasos sanguíneos permitindo que o sangue passe mais facilmente. A doxazosina também relaxa os músculos da próstata e do colo (parte mais inferior) da bexiga.

Recomenda-se uma dose inicial de 1 mg meio comprimido de 2 mg) administrado em dose única diária por uma ou duas semanas.

Alfa-bloqueadores
Por essa razão, os bloqueadores alfa são drogas de primeira linha no tratamento dos sintomas da HPB 3(A).

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia, bem como de alimentos e bebidas diuréticas (para evitar a necessidade de micções nocturnas); Evitar passar muito tempo sem urinar (para evitar que a bexiga encha demasiado);

Os principais fatores de risco são: Alimentação: o consumo de gorduras saturadas e zinco em excesso pode aumentar o risco de o homem desenvolver este problema de saúde. Envelhecimento: raramente homens com menos de 40 anos de idade desenvolvem a HPB.

A hiperplasia prostática benigna é uma condição em que há aumento do número de células (hiperplasia) da próstata, e é uma condição benigna, ou seja, não é uma neoplasia, por exemplo. Por outro lado, o câncer de próstata é uma neoplasia na próstata, uma doença maligna.

Neste caso, é caracterizada a hiperplasia prostática benigna (HPB). De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume prostático normal em adultos com 50 anos ou mais, aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

É muito comum que existam dúvidas sobre a existência de alguma forma caseira ou remédio natural que tenha efeito sobre a próstata e o PSA. O especialista afirma que atualmente, em 2021, não é conhecida pela ciência nenhuma medicação caseira com o poder de diminuir os valores do PSA.