Quanto tempo dura o supletivo do ensino médio?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Para terminar os 3 anos do Ensino Médio: você irá estudar 18 meses; Para terminar apenas o 2º e 3º ano do Ensino Médio: você irá estudar 12 meses; Para terminar o 3º ano e tirar o seu diploma: você irá estudar por apenas 6 meses.

Com a flexibilidade de o estudante poder fazer os horários de estudo a Huby Cursos oferece a EJA de forma rápida e prática com a conclusão de todo o curso em 3 meses e aulas 100% online, além da possibilidade de eliminar matérias com a nota do Enem ou Encceja e cursar apenas as matérias que faltam.

Preço: Ensino Médio R$ 550,00 À vista mais nada! (em dinheiro) com entrada mais parcelas ou no carnê do curso.

Na prática, não existe diferença entre EJA e supletivo. Mas o termo supletivo caiu em desuso depois que o governo federal passou a criar programas de EJA, que significa Educação de Jovens e Adultos. Mesmo assim, por força de costume, as pessoas ainda acabam usando a palavra supletivo.

O aluno matriculado na rede pública estadual de ensino e que deixar de entregar atividades escolares este ano poderá ser reprovado, admitiu hoje (7) o secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares. Segundo ele, nenhum aluno será reprovado por desempenho.

O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

A legislação também exige que o aluno tenha pelo menos 6 meses para concluir cada ano. Isso significa que o supletivo do ensino fundamental dura, no máximo, 24 meses, enquanto do ensino médio, 18 meses.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

Para terminar apenas o 2º e 3º ano do Ensino Médio: você irá estudar 12 meses; Para terminar o 3º ano e tirar o seu diploma: você irá estudar por apenas 6 meses.

18 anos

Em seu artigo 38, a Lei 9.394/96 estabelece a idade mínima de 18 anos como requisito básico para aplicação do exame supletivo no nível do ensino médio.

Para quem parou de estudar, o Encceja serve para: obter o certificado de conclusão do ensino fundamental; obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Os brasileiros que desejam concluir o ensino médio de forma gratuita, pois por algum motivo não puderam terminar na etapa apropriada, encontram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) essa chance.

A primeira maneira de conseguir uma vaga em um supletivo de graça é recorrer às escolas. Algumas instituições privadas oferecem bolsas ou ministram aulas de forma gratuita. As instituições públicas, por sua vez, muitas vezes também fazem a preparação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para ser aprovado e obter a certificação, por exemplo, é preciso acertar, no mínimo, 15 questões de cada uma das quatro provas do Ensino Fundamental ou Médio (I, II, III e IV), ou seja, 50% do exame. Outro requisito para aprovação é atingir a nota mínima de cinco pontos na redação, que tem 10 pontos como nota máxima.

Em resumo, o Encceja é uma prova oferecida pelo governo que permite a obtenção da certificação do Ensino Fundamental ou Médio, enquanto o ensino supletivo, chamado agora de EJA, é uma alternativa para quem deseja concluir estes níveis de ensino frequentando o ambiente escolar.

O exame supletivo não é um curso, e sim uma prova recomendada para aquelas pessoas que não conseguiram concluir a etapa de ensino na idade prevista.

O curso é ofertado em três etapas, sendo: Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental) Fase II - Corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular (séries finais do Ensino Fundamental)