Quanto tempo dura o sangramento após o parto cesária?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Isso é mais provável no início e também vai parar após alguns dias." Não há como amenizar: a loquiação dura muito tempo. Quatro a seis semanas de sangramento e corrimento após o parto é comum.

Não entre em pânico se vir sangue após uma relação sexual pós-parto. É normal ter um pouco de sangramento, mas se for intenso ou continuar por mais de um ou dois dias, não deixe de falar com o seu médico. E lembre-se: mesmo que o início seja difícil, tudo melhora com o tempo.

Prefira absorventes externos
Após a cesárea o corpo da mulher vai eliminar todos os líquidos produzidos durante a gestação, então, será preciso usar absorventes. Prefira os externos, evitando os internos e coletores, porque eles aumentam as chances de infecção.

Durante o resguardo há a recuperação dos órgãos genitais femininos. É nesse período que ocorrem os lóquios. Essa secreção é rica em proteínas e altera o PH vaginal. A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

É preciso tomar cuidado para não utilizar cintas muito apertadas, que possam prejudicar a circulação sanguínea e, em caso de cesárea, não é recomendado utilizá-las o tempo todo para não comprometer a ventilação do local.

Vermelhidão no local. Cicatriz quente e endurecida. Dor ou ardência na região. Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.

O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.

Como se pode ver, a amamentação e a menstruação são incompatíveis nos primeiros meses após o parto. As hipóteses de recuperar o período aumentam à medida que a procura de leite diminui.

A menstruação durante a amamentação, como dito anteriormente, pode sumir por uns tempos, mas também é possível se menstruar um ciclo e outro não ou apenas esporadicamente. Além disso, lactentes podem ter escapes bastante recorrentes durante este período.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto. Depois disso, ele começa a clarear.

Em geral, a mulher perde aproximadamente meio litro de sangue durante e depois de um parto normal. Há perda de sangue porque alguns vasos sanguíneos se abrem quando a placenta se descola do útero. As contrações do útero ajudam a fechar estes vasos até eles sararem.