Quanto tempo dura o PVC expandido?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

10 anos

Quanto tempo dura uma chapa de PVC expandido? O tempo de duração pode variar conforme a utilização e os cuidados com o material, ainda que o PVC expandido seja de baixa manutenção. Para a aplicação em letreiros, por exemplo, sua vida útil costuma ser superior a 10 anos.

O PVC Expandido é um material bastante versátil, sendo utilizado por empresas de comunicação visual, indústria e comércio. É indicado para placas de sinalização, placas impressas e adesivadas, confecção de letras para fachadas, stands, letra caixa, feiras, eventos, displays, decoração, entre outros.

Os perfis de PVC podem perder resistência ou amarelar sob a ação do sol? Não, o PVC não perde suas características com o tempo, no caso de janelas de baixa qualidade essa característica costuma aparecer rapidamente, normalmente em menos de um ano.

Porém, o PVC não resiste a altas temperaturas e, quando aquecido a ponto de derreter, perde sua resistência, causando vazamentos. Sendo assim, jamais utilize fogo, isso pode causar trincas.

Por mais que seja menos durável do que o forro de PVC, o gesso possui a seu favor a grande facilidade para manutenção. Já que é fácil e não costuma ser tão constante.

CPVC

No entanto, quando uma aplicação requer a resistência química de um PVC ou CPVC, com condições exigentes de temperatura e pressão, o CPVC é a opção confiável.

O corte de PVC ou derivados (como discos de vinil, por exemplo) não é recomendado em máquinas laser. Aliás é quase proibitivo!

Isso é realizado por meio do corte de pvc expandido, efetuado através de uma máquina de Router CNC (sigla para “Controle Numérico de Computador”). Este aparelho recorta, rebaixa, penetra e modela vários tipos de materiais, de forma precisa e ágil.

Cada vez mais conhecidos e utilizados nos pisos, os revestimentos de PVC podem ser, também, boas opções para paredes e fachadas. As opções variam do Siding até as mantas, réguas e películas.

Para fixação é recomendado utilizar cola de contato, Kisafix, Cascola ou Amazon.

Na cozinha, o ideal é utilizar o revestimento 3D de PVC. “Este tipo de material pode ser molhado e ainda tem a vantagem de ser aplicável por cima dos azulejos”, esclarece a arquiteta.

A principal desvantagem do forro de PVC é a estética. A aparência plástica é visível e o acabamento não fica com um visual tão bonito e sofisticado como um teto de gesso ou laje. Além disso, não é possível fazer um projeto de iluminação tão interessante no cômodo com sancas ou rasgos de luz, por exemplo.

Baixo isolamento: apesar da instalação ser prática, o forro em PVC tem baixa capacidade de isolamento térmico e acústico, sendo necessário utilizar outros materiais, como lã mineral, para obter esse resultado. Baixa resistência ao fogo: não é indicado para ambientes com altas temperaturas, pois pode deformar.

Bem como, o PP também é um termoplástico, que apesar de ser moldável em altas temperaturas, é um plástico mais rígido e resistente. Tanto que, o PVC, é altamente versátil, porém as suas propriedades térmicas, químicas e elétricas fazem com que ele possa ser aplicado em vários setores.

Limpe sempre portas e janelas de PVC com produtos neutros – pano macio e detergente líquido pH neutro. Nunca utilize agentes abrasivos como esponjas ou palha de aço ou removedores químicos, cloro e outros. Com o tempo, o acúmulo de sujeira pode provocar manchas.

O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.

Continuar lendo O que é nylon PVC?