Quanto tempo dura o processo de luto?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A primeira fase do luto dura de algumas horas a três semanas, ou um mês no máximo. Pode ser muito mais longo em caso de luto traumático. Esta fase dura entre 6 e 10 meses (normalmente 8 meses), até 18 meses em caso de luto traumático. Isto significa que a terceira fase normalmente começa quase um ano após a morte.

Assim como são as emoções, com cada um sentindo-as de uma maneira, o luto é a mesma coisa. Cada pessoa tem a sua própria experiência, forma de sentir aquilo e passar pelo luto, pela interferência da sua personalidade e vivência.

três meses

Quanto tempo dura o luto de mãe? O luto, de forma geral, tem uma duração média de três meses, com sentimentos mais intensos, que vão sendo amenizados com o tempo. Nesta perspectiva, ao completar um ano da perda, o ser humano já racionalizou o acontecido e tem sua vida estável novamente.

Em geral, a fase mais difícil do luto é aquela em que a pessoa se sente mais vulnerável, isolada e desamparada. É importante lembrar que cada fase do luto é importante e faz parte do processo de cura, e que é normal experimentar uma ampla gama de emoções durante o período de luto.

Considerado um processo natural diante do momento de perda, o luto pode representar um problema para a saúde quando se torna intenso e prolongado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o luto prolongado como um transtorno mental, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID).

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

5 comportamentos que ajudam a lidar com o processo de luto

  1. Acolha suas emoções e as observe. ...
  2. Fortaleça o contato com as pessoas significativas, construindo uma rede de apoio. ...
  3. Estabeleça novas rotinas, no seu tempo. ...
  4. Cuide da saúde física, mental e espiritual. ...
  5. Busque ajuda.

Aqui embaixo tem algumas dicas para você lhe dá melhor com a saudade de quem já se foi!

  1. Converse sobre sua saudade. Falar sobre a pessoa que você está sentindo saudade pode ser uma ótima maneira de começar a lidar com o sentimento. ...
  2. Faça algo para homenagear a pessoa. ...
  3. Encontre um hobby. ...
  4. Fique ocupado. ...
  5. Tenha paciência.

Se você perceber que está muito difícil procure ajuda para que a fase do luto na separação seja mais tranquila e tolerável. O tempo que essas fases podem durar é muito relativo e depende de diversos fatores. Mas em média cada fase pode durar em torno de 6 meses.

5° estágio do luto: aceitação
De acordo com os estudos da psiquiatra, o último estágio do luto não é quando não existe mais saudade ou dor, mas, sim, quando o sentimento se assossega e as respostas emocionais passam a ter mais paz e condições de seguir com a organização da vida.

Dor de estômago, enjoo e perda de apetite são frequentes em quem está de luto. Em muitos casos, o paciente passa a tomar remédio para diminuir os sintomas. No entanto, eles persistem, pois, enquanto a tristeza e o vazio estiverem presentes, os sintomas físicos também estarão.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

Primeiro estágio: Negação
Esta fase está sujeita a ser vista como forma de defesa de algo improvável e pode durar minutos ou até mesmo anos (como nos casos das pessoas que continuam sempre esperando seus entes queridos).

A fase da barganha é a terceira fase do luto. Nesta fase, as pessoas podem se sentir ansiosas e começar a se perguntar se poderiam ter feito algo para evitar a perda. Podemos tentar barganhar com Deus ou com a pessoa que morreu, prometendo fazer certas coisas se eles voltarem.

É comum depois do falecimento de uma mãe, pai, irmão ou mesmo marido, a pessoa entrar em alguns estados, como por exemplo, de 'não cair a ficha', de achar que é um pesadelo, de não querer conviver com essa realidade. Sendo isso alimentado, desencadeia quadros como de depressão, ansiedade, perda de peso entre outros.

Quando o luto perdura por mais de um ou dois anos, é sinal de que já é hora de procurar ajuda psiquiátrica.

Independentemente de como a perda aconteceu, mesmo que o enlutado não tenha nenhuma relação com a morte, os sentimentos de Culpa e arrependimento são mais comuns do que gostaríamos.

1 Tessalonicenses 4:13-14 – NVI. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá ... 39 VERSICULOS SOBRE CONSOLAR FAMíLIAS EM FUNERAIS - VELORIO.