Quanto tempo dura o pré parto de uma cadela?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Entre 12 a 24 horas antes do parto, a temperatura retal da fêmea cai atingindo valores abaixo de 37°C. A dilatação da cérvix é a primeira fase do trabalho de parto e dura em média de 6 a 12 horas e, em algumas cadelas, pode chegar até 24h.

Teoricamente, o parto está dividido em 3 fases: 1ª – Relaxamento e dilatação; 2ª – Expulsão do feto; 3ª – Expulsão da placenta; 1ª Fase: tem uma duração média de 4 a 12 horas, podendo ir até às 36 horas no caso de cadelas primíparas (1ª gestação).

1 – Antes do parto
Um dia antes de dar a luz, o seu corpo passa de 37 – 38 graus para 36 – 37 graus. A sua respiração pode ficar ofegante também e isso indicará que ela está sentindo contrações. Se ela não quiser comer, é algo bastante normal.

Se o veterinário avaliar uma dilatação satisfatória e presença de contrações, ele pode fazer uso da ocitocina e induzir o parto da cadela. Ainda assim, por muitos minutos se deve aguardar se o parto se realiza, uma espera que deixa tutores ainda mais ansiosos.

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.

Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes. Quando a bolsa estoura, a mulher sente um líquido quente escorrendo pelas pernas, é como se estivesse fazendo xixi, mas sem controle do fluxo.

58 – 68 dias

A melhor forma de saber quantos filhotinhos uma cadela está gerando é com uma consulta com veterinário. O profissional deve indicar um exame de imagem para ter uma ideia do tamanho da ninhada.

8) Não pode dar banho em cachorra prenha
Os cuidados com a higiene da cadela devem ser mantidos e entre eles está o banho no cachorro. Essa atitude evita uma série de problemas e até doenças causadas por bactérias ou parasitas, que podem afetar a gestação ou continuar durante a amamentação, contaminando a ninhada.

Alguns cães pequenos ou de médio porte costumam parir entre 1 e 2 cãezinhos na primeira gestação, mas quando se trata de um cachorro grande esse número pode ser um pouco maior, entre 3 e 5 filhotes - lembrando que, no caso de animais maiores, o primeiro cio pode demorar um pouco mais para acontecer, normalmente entre ...

Se os fetos estiverem mortos dentro do útero, o médico veterinário decidirá se tem que operar ou se existe a possibilidade de usar medicamentos para abortar, o mais comum e indicado é operar a cadela e retirar o útero, pois a chance de desenvolver uma infecção uterina e muito grande, normalmente nesses casos a cadela ...

Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”.

Para saber se tem filhote morto dentro da barriga da cadela o mais indicado e fazer um exame de ultrassom. Com o exame de ultrassom iremos descobrir se os filhotes estão vivos pelo batimento cardíaco deles e pelos movimentos dos fetos dentro do útero.

A expulsão de cada filhote é precedida pela exteriorização da placenta, bolsa repleta de fluido de tonalidade castanha ou levemente esverdeada.

Após o parto, a cadela e os filhotes precisam que o ambiente seja mantido sempre limpo. O cuidado com a higiene é fundamental para evitar o risco de infecções causadas por bactérias. Uma dica é dar um banho morno na cadela para deixá-la ainda bem limpinha.

O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.