Quanto tempo dura o ovo?

Perguntado por: agil . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo. Outra dica de conservação é manter os ovos guardados com a extremidade mais pontuda para baixo.

Portanto, o recomendável é guardar o ovo no centro da geladeira, sobre a prateleira, onde a temperatura é controlada. Para minimizar o risco de contaminação cruzada por outros produtos, mantenha o alimento sempre dentro da caixa ou em outro recipiente coberto.

Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.

Como saber se o ovo está bom: teste da água
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.

Como estamos sempre abrindo e fechando a geladeira, isso acaba gerando uma grande variação na temperatura, o que pode prejudicar a integridade dos ovos. A oscilação entre o frio e o calor facilita que o alimento seja contaminado, pois fragiliza a película de proteção natural da casca dos ovos.

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é clara. “Manter os ovos preferencialmente refrigerados”, diz o texto. Ou seja, lugar de ovo é na geladeira! Contudo, o produto precisa ficar nas prateleiras, e não na porta do equipamento.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o armazenamento máximo do ovo deve ser de 30 dias em temperatura entre 4 e 12ºC, no entanto ainda são necessárias pesquisas sobre a vida de prateleira de ovos orgânicos (Brasil, 2011).

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Levando em conta que ovo estragado faz mal e pode gerar uma intoxicação alimentar bem grave, é muito importante saber como identificar o aspecto de um ovo fresco. Depois de quebrá-lo, o ideal é que você perceba o cheiro (que não deve estar azedo) e também a consistência da gema e da clara.

É o caso das frutas e dos hortícolas frescos, que não tenham sido descascados, cortados ou objeto de outros tratamentos similares. Também os vinhos, os vinagres, o sal de cozinha e o açúcar em estado sólido, podem vir sem prazo de validade ou com a menção de “validade indefinida” ou “validade ilimitada”.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.
...
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Galo botar ovo é raro. Isso só pode acontecer se o animal for hermafrodita, ou seja, possuir um testículo e um ovário ao mesmo tempo. Deve ser o caso deste galo.

2 dias

Guarde com casca em pote muito bem fechado por 2 dias. Se preferir guardar descascado, coloque dentro de um pote cheio de água filtrada (os ovos devem ficar imersos) e bem fechado.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura. Agora, sem a devida refrigeração, a estimativa pode variar, especialmente, durante o verão, que é quando os cuidados devem ser reforçados.

Os ovos não precisam da refrigeração para se manter bons se a temperatura ambiente for de 25ºC. Na verdade, é conveniente que eles não fiquem refrigerados no supermercado porque a cutícula, ou seja, a camada fina que envolve o ovo por baixo da casca, pode se romper com uma mudança brusca de temperatura.