Quanto tempo dura o ouro?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Vamos começar já respondendo à principal pergunta: Não, o ouro não possui prazo de validade. Sua validade é indeterminada. Isso porque o ouro é um metal considerado nobre. Esses metais têm a capacidade de resistir à corrosão, que é a deterioração causada pela oxidação.

Isso mesmo, por serem semijoias extremamente bem fabricadas, nossa garantia é de 01 ano para o banho de ouro. Na hora de faxinar a casa, ou mesmo lavar a louça, o ideal é fazer isso sem utilizar a sua semijoia. Isso porque a maioria dos produtos de limpeza costumam ser abrasivos e podem danificar as peças.

No caso das joias folheadas, elas podem durar aproximadamente dois anos até que o banho de ouro comece a manchar e se desgastar. Entretanto, essa duração também pode variar, sendo menor ou maior, dependendo de como a pessoa guarda suas joias.

O ouro tem sido conhecido através dos anos por seu efeito direto sobre as atividades do coração, auxiliando na circulação sanguínea. Beneficia o rejuvenescimento lento dos órgãos, especialmente o cérebro e o sistema digestivo e tem sido usado nos casos de congestão glandular e nervosa e nas falhas de coordenação.

A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool. Por isso, o acessório banhado a ouro escurece.

Sendo assim, a melhor forma de limpar um brinco de ouro que ficou preto se dá com uso de detergente de coco. O detergente de coco é mais neutro do que os outros tipos e o procedimento é simples. Com auxílio de um pano limpo e úmido com água e detergente de coco, esfregue o brinco de forma delicada.

Procure Pela Marcação Na Joia
É comum que as joias, principalmente anéis de ouro, apresentem uma marca sutil e pequena na sua parte interna. No caso do ouro 18K, o mais comum é a marca com o número “750”, referente à porcentagem de 75% de ouro puro na fabricação.

Saiba por que o ouro é tão valioso
Tirando toda a questão das qualidades do ouro, que vamos citar logo mais, o fato dele ser um material que não é possível produzir, faz com que suas reservas possam se esgotar um dia, o tornando valioso.

O que são milésimos de banho de ouro? É a quantidade de ouro que foi utilizado no processo de galvanização da peça. Esse fator está diretamente relacionado com a qualidade final do produto. Basicamente, quanto maior for a quantidade de milésimos de ouro usados no banho da peça, maior será a sua durabilidade.

Joias banhadas a ouro e a ródio não podem ser usadas ao tomar banho, pois a água e os produtos de limpeza podem acelerar a remoção do banho das peças.

Banho de Ouro Cor Ouro 18K (Cód. 1110) por R$779,00.

A liga 18k tem em sua composição um teor de ouro puro bem maior que o ouro 14k ou 10k. Ou seja, joias em ouro 750 (ou 18k) são bem mais valiosas, além de terem grande durabilidade.

Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.

Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.

O ouro puro, sem nenhum outro metal, não agride o corpo humano. E é facilmente digerido no organismo, sendo reconhecido pelo seu efeito direto sobre as atividades do coração, auxiliando na circulação sanguínea.

O ouro é um metal nobre muito clássico presente nas composições das maiores joalherias do mundo. E mesmo sendo um dos metais mais nobres, ele também é muito versátil! Por isso, os anéis feitos de ouro podem ser usados a qualquer momento, dando ao look muita classe, elegância e até mesmo modernidade.

O corpo de um humano já possui uma média 0.2 mg de ouro, concentração que se dá pela absorção da pele ao contato diário com objetos que contém tal metal, e pelo consumo de alguns alimentos. Alimentos podem ter uma quantidade ínfima de ouro dependendo do local onde foram cultivados.

O valor do grama do ouro hoje está cotado em R$ 312,78.