Quanto tempo dura o mandato de um papa?

Perguntado por: iteles8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais por meio do Conclave e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé".

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

Em 2013, Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Joseph Ratzinger, que morreu neste sábado (31) aos 95 anos, foi o primeiro Papa da história a renunciar por falta de “ânimo” para governar.

A função do Papa é chefiar a Igreja Católica e governar o Vaticano com poder absoluto, até a sua morte ou renúncia. Dessa forma, o Vaticano é também uma monarquia absoluta. O Legislativo é exercido pela Comissão Pontifícia, que é formada por 7 cardeais indicados pelo Papa para mandatos de 5 anos.

Seu cargo é vitalício. Possui autoridade para governar a doutrina e a fé católica. Seus entendimentos sobre a doutrina são considerados infalíveis pelo princípio da infabilidade. O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente.

Cardeal - depois do papa é o mais alto dignitário da Igreja Católica. Conhecidos como príncipes da igreja, os cardeais assistem e aconselham na liderança da Santa Sé. Patriarcas - chefes das igrejas católicas que não são a Igreja Latina. Alguns dos grandes arcebispos Católicos Romanos também são chamados Patriarcas.

Gregório 12 renunciou em 4 de julho de 1415 e morreu em 18 de outubro de 1417, aos 90 anos.

As duas definições se aplicam ao papa emérito que, após renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica, continuou a servir à igreja e era conselheiro próximo do papa Francisco. Assim, Bento XVI, apesar de não deter mais o poder de decidir os rumos da igreja, ainda gozava de muito prestígio e influência.

Francisco revelou que já deixou assinada demissão se ficar “incapacitado” para exercer o papado. O papa Francisco disse neste domingo (18. dez. 2022) que já deixou pronta uma carta de renúncia caso venha a ter problemas de saúde repentinos que o deixem “incapacitado” para a função.

Orações, reuniões, discursos. A ordem do dia pode variar, mas a rotina do papa Francisco é marcada por essas três palavras-chave. Aos 80 anos, quatro deles como líder de 1,2 bilhão de fiéis, o 266º papa da Igreja Católica mantém sempre uma agenda cheia, que começa às 4:30 da manhã, e tem ritmo acelerado.

No entanto, apesar do Papa Francisco não receber nenhum dinheiro na forma de um salário mensal, ele tem todas as despesas de viagem e necessidades de vida pagas pelo Vaticano. Ele nunca precisa se preocupar com comida ou moradia, mas não tem renda para fazer compras online nem no cartão de crédito.

O cofre da Santa Sé alimenta-se sobretudo de doações e subsídios, cobranças de aluguel, arrendamentos, venda de selos e moedas, assim como transações financeiras.

No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

Paulo - Corpo de João Paulo 2º é embalsamado - 04/04/2005. O papa João Paulo 2º foi embalsamado, para manter a aparência.

Quantos papas teve a Igreja Católica? O primeiro papa foi São Pedro que, segundo a ACI Prensa, recebeu de Jesus o Supremo Poder Pontifício, instituiu a primeira ordem eclesiástica e a oração do Pai Nosso. E até o final de 2022, o Vaticano teve 266 papas, sendo o Papa Francisco o último selecionado para ocupar o cargo.

O papa Francisco, que na segunda-feira retirou a mão dos fiéis que estavam tentando beijar seu anel, fez isso por uma questão de higiene e para evitar a disseminação de germes entre os fieis, afirmou o Vaticano nesta quinta-feira (28).