Quanto tempo dura o feijão congelado?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

três meses

Aqui vai a boa notícia: se estivermos falando de feijão cozido, ele pode ficar congelado de dois a três meses que não trará nenhum tipo de problema para o consumo. Porém, não há necessidade de preparar quantidades que durem tanto tempo assim.

Preste atenção ao cheiro, cor e textura do feijão
Na verdade, qualquer alteração na cor, no odor ou na textura dos alimentos são as primeiras características que denunciam que a comida está estragada. No caso do feijão preto, por exemplo, um dos indicadores é a cor acinzentada do caldo.

Congelar feijão já temperado
Também é possível congelar o feijão já temperado, mas a única dica aqui é tomar cuidado com o tempero, pois o congelamento vai acentuar o sabor.

comida processada e pratos prontos: 3 a 4 meses. embutidos: de 1 a 2 meses. frango e aves: de 9 a 12 meses. frutas, legumes e vegetais: 5 a 6 meses.

Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.

Precisa congelar sempre o feijão cozido ou posso deixar na geladeira e refogar quando for servir? O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

Arroz, feijão e outros grãos – 3 meses
No caso dos grãos é importante congelá-los frescos, logo após o preparo e em porções pequenas para facilitar o descongelamento.

O feijão cozido deve sempre ser congelado sem nenhum tempero, nem mesmo sal. Assim, os grãos não perdem textura e o sabor não é modificado quando volta à panela. Na hora de descongelar, o feijão pode ir direto do freezer para a panela: faça o refogado, junte o alimento e mexa de tempos em tempos até aquecer e encorpar.

PODE CONGELAR
Para descongelar, tire do freezer e passe para a geladeira um dia antes. Se esqueceu de descongelar de um dia para o outro, pode descongelar na panela, em fogo bem baixo, com a panela tampada e mexendo de vez em quando.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

O feijão congela muito bem, obrigada. E fica fresquinho com um refogado novo. O atalho é o seguinte: quando for preparar feijão, já coloca uma quantidade boa de molho e cozinha tudo de uma vez.

Modo de preparo
Toda vez que descongelar a porção de feijão, tempere com sal a gosto e uma porção do óleo com alho. Depois, basta ferver o feijão já temperado com a mistura e água. Se preferir, acrescente a folha de louro no preparo.

Alguns não se preocupam tanto com o vencimento. Outros acham que, se um produto estiver congelado, mesmo que passe da validade, ainda estará bom para consumo. Mas ainda é necessário tomar cuidado. Mesmo congelados, os alimentos vencidos podem causar os mesmos danos daqueles que estão fora da geladeira.

Comida congelada industrializada deve ser evitada
Mas, esse é um tipo de alimento extremamente nocivo à saúde, por vários motivos. Isso porque os alimentos congelados são ricos em sódio, gorduras e aditivos, e estes por sua vez, afetam a saúde do corpo.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Por que o feijão azedou? O feijão pode ficar azedo quando não há os devidos cuidados de armazenamento. Ou seja, quando ele é armazenado em condições inadequadas, como em um ambiente úmido ou quente demais e não foi fervido adequadamente.

Como surgem os carunchos? Ao contrário da crença popular, os carunchos não surgem de bactérias que infectam a comida. Eles são insetos visíveis a olho nu, porém seus ovos dificilmente são avistados, sendo colocados dentro dos grãos de onde nasce a larva, que vai crescer em alguns dias.

Na verdade, na Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, afirmam categoricamente: "Nunca de deve congelar de novo um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado".

2) Arroz e feijão
Você pode congelar por até três meses o arroz já cozido, em potes tampados ou sacos plásticos sem o ar. Não adicione muito sal, porque o tempero se acentua durante o congelamento.