Quanto tempo dura o efeito do Norestin?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Norestin® atua como anticoncepcional. Desde que tomado corretamente, a ação permanece durante todo o tempo de utilização. Os contraceptivos orais são altamente eficazes quando usados corretamente. Mesmo assim, há raros relatos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais.

O efeito de Norestin® pode ser reduzido com o uso concomitante de preparações à base de Erva de São João (Hypericum perforatum), alguns antiepilépticos (por exemplo, carbamazepina, fenitoína), (fos)aprepitante, bosentana, barbitúricos, rifampicina e rifabutina, griseofulvina, alguns (combinações de) inbidores de ...

Um prazo considerado normal para que o anticoncepcional saia de vez do organismo é de três meses.

Esse tempo pode variar muito de mulher para mulher, ou seja, dependendo do organismo é possível engravidar no primeiro mês de suspensão. Já em outros casos, o corpo ainda retém certos hormônios do medicamento, fazendo com que demore um pouco mais para normalizar e a gravidez pode não ser imediata.

Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e consultor do Tarja Rosa, que explicou que a pausa do anticoncepcional – entre uma cartela e outra – não aumenta os riscos de gravidez pois a ação do medicamento não para neste período. É claro que isso é válido para quando a pílula é tomada da forma correta.

Como perceber? Entre as alterações mais comuns da gestante que ainda amamenta estão mudanças no apetite, náuseas, quedas de pressão, tonturas, sensação de sonolência, aumento do volume abdominal e, depois de alguns meses, os movimentos do bebê.

Como já citamos acima, realmente as chances de uma mulher engravidar amamentando são mínimas e isso acontece porque a mulher que amamenta em livre demanda, oferecendo o peito ao bebê sempre que solicitado impede que ocorra a ovulação.

Caso você queira engravidar, simplesmente pare de tomar a pílula. Noretisterona não diminui sua capacidade de engravidar. Noretisterona não afeta a qualidade e a quantidade do seu leite ou a saúde do seu bebê. Informar ao médico se está amamentando.

Deve ser utilizado outro método anticoncepcional não hormonal adicional de segurança (preservativo, por exemplo) durante a doença e nas 48 horas seguintes.

Pílulas anticoncepcionais combinadas
Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

Pílulas anticoncepcionais combinadas
É preciso, em média, oito meses para engravidar após parar de tomá-las.

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode causar uma lacuna hormonal no seu ciclo. Isso abre chances para uma ovulação que resulta em gravidez.

No caso da pílula combinada de 21 ou 24 dias, se eu tiver relações desprotegidas durante a pausa posso engravidar? Não, mesmo nos 7 ou 4 dias de pausa programada, o anticoncepcional continua agindo normalmente. Só há risco de falha se a pílula não estiver sendo tomada corretamente.

Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, se você usou anticoncepcionais orais por mais de quatro anos, não precisa se preocupar. Você tem mais chances de engravidar dentro do período de um ano do que mulheres que tomaram anticoncepcionais por um período de dois anos.