Quanto tempo dura o efeito do manitol?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Redução da pressão do fluido cérebro-espinhal e intraocular ocorre em 15 minutos a partir do início da infusão de manitol e dura por 3 a 8 horas depois que a infusão é encerrada.

Após ingerir toda a solução (cerca de 5 copos de 200 ml), aconselha-se caminhar. Após 2 a 3 horas, irá evacuar muitas vezes (diarreia), até as fezes se tornarem líquidas, amareladas e sem resíduos (pronto para o exame).

O paciente NÃO DEVE SENTAR OU DEITAR APÓS INGERIR O MANITOL. Deve-se fazer caminhadas para que o Manitol faça efeito.

OBS: Com a ingestão do MANITOL o intestino irá “soltar” como diarreia, podendo ocorrer cólicas abdominais. Ao final, as fezes devem sair líquidas e com a cor semelhante à urina clara e sem presença de resíduos.

A diarreia pode persistir por cerca de 24 horas após o procedimento. É normal que haja a presença de sangue nas fezes após o exame comum, quando se realiza uma biópsia e polipectomia durante o exame.

No dia do exame, a alimentação deve ser composta somente por bebidas, como água, água de coco e suco de limão. Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

E como saber se o seu preparo de cólon está adequado? De forma geral, o resultado adequado do preparo corresponde à evacuação de líquido claro e sem resíduos (semelhante ao chá de camomila ou guaraná).

Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

NÃO DEITE APÓS A INGESTÃO DO MANITOL, MOVIMENTE-SE PARA QUE SUA LIMPEZA SEJA EFICAZ. COMPARECER AO EXAME COM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E RESPONSÁVEL.

Lembre-se que o preparo de cólon pode causar desidratação, sendo muito importante que o paciente beba bastante líquidos na véspera do exame, exceto aqueles que apresentem alguma restrição a ingestão de líquidos.

- Só é permitido ingerir líquidos claros, a exemplo de água, sucos claros coados, bebidas isotônicas claras e chá, até 4 horas antes do horário do exame agendado para o exame. Água de côco e leite NÃO devem ser ingeridos.

O paciente deverá estar usando roupas confortáveis e não utilizar brincos, anéis e correntes. O esmalte das unhas deverá ser retirado pelo paciente, pois pode afetar a leitura da taxa de oxigenação do sangue. A roupa do paciente será substituída por avental apropriado.

Embora possa ser ingerido puro, o ideal é que misture o conteúdo total de 03 frascos (cada frasco contém 250ml de Manitol a 20%) em qualquer suco (exemplos: suco natural de limão ou laranja coado e sem açúcar) ou Gatorade de cor clara. Pode ser servido gelado.

A solução de manitol não deve ser utilizada em pacientes com anúria total (ausência de produção de urina), descompensação cardíaca grave (problemas graves de coração), hemorragia intracraniana ativa (derramamento de sangue no cérebro), desidratação (perda de líquido) severa e edema pulmonar.

O efeito laxativo do manitol se baseia na sua não absorção e na promoção de diarreia osmótica, com excelente qualidade de preparo, necessidade de ingesta de volumes relativamente pequenos, quando comparado a outras alternativas, como o polietilenoglicol (PEG).

O Manitol é um laxante efetivo, barato, seguro e facilmente administrado pelo paciente. Por isso, o medicamento é tão utilizado na preparação dos exames de cólon no Brasil e no exterior. Seu efeito é baseado na não absorção e na promoção de diarréia osmótica – quando o líquido é diluído por uma membrana.

O propofol está sendo cada vez mais utilizado para sedação durante a colonoscopia, com muitos relatos recentes oriundos de ensaios clínicos randomizados (ECR) e de séries de caso não randomizadas.

Dois comprimidos de Dulcolax® ou Lacto-Purga® por via oral para limpeza do intestino.

Deverá comer alimentos fáceis de digerir (sopas, bolachas de água e sal, torradas, frango, peixe ou vegetais cozinhados). Não coma alimentos que possam causar flatulência e gases, como por exemplo: feijão, cebola, alho, couve, brócolos, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados.