Quanto tempo dura o efeito do ibuprofeno no organismo?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ibuprofeno exerce atividades contra a dor e contra a febre. O início de ação ocorre cerca de 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas. O pico da concentração no sangue é alcançado em 1-2 horas após administração oral.

Interações medicamentosas

  • Anticoagulantes;
  • Outros anti-inflamatórios;
  • Antidepressivos - especialmente os inibidores de serotonina;
  • Diuréticos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Esteroides;
  • Alguns tipos de antibióticos;
  • Medicamentos para controle do diabetes.

Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico. Não ultrapasse a dose recomendada. Não tome este produto com outros medicamentos contendo ibuprofeno ou outros medicamentos para dor, exceto sob orientação médica.

Uma pesquisa, ainda inconclusiva, propõe que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios devem ser evitados no caso de dor ou febre.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

Como o Ibuprofeno funciona? O Ibuprofeno é considerado eficiente independentemente da forma como ele é apresentado. O corpo consegue absorver e distribuir pelos tecidos até que atinge a área ou região que está inflamada, metabolizando a inflamação, sendo eliminado por via renal.

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares. Como o Ibuprofeno Prati-Donaduzzi funciona?

A dose pode ser repetida a cada 6 a 8 horas. Não utilizar mais do que 4 vezes por dia. O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos deve ser feito sob orientação médica. Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 40 gotas (200 mg).

Pode ser tomado com ou sem alimentos. No entanto, para evitar dores de estômago, recomenda-se tomar com alimentos. Nunca exceder a dose ou a duração do tratamento, pois aumenta o risco de efeitos adversos no nível do coração, cérebro ou desconforto gastrointestinal.

Tomar um comprimido, por via oral, a cada 12 horas, não excedendo dois comprimidos (1.200 mg) em um período de 24 horas. Não usar por mais de três dias para febre ou dez dias para alívio de dor. Não tomar mais do que a quantidade recomendada ou mais de um comprimido por vez.

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

O principal risco do uso crônico de anti-inflamatórios é a ocorrência de lesão renal aguda devido ao impacto dos medicamentos na diminuição da capacidade dos rins filtrarem o sangue.

O seu uso indiscriminado pode causar problemas renais, cardiológicos, hemorrágicos e hepáticos. A administração excessiva de ibuprofeno contribui para insuficiência renal, hepática e problemas gastrointestinais.

O tempo de uso do anti-inflamatório pode variar desde alguns dias até algumas semanas, a depender da gravidade da inflamação e da resposta do paciente ao tratamento. É importante seguir as orientações médicas à risca e nunca prolongar o uso do medicamento além do período prescrito.