Quanto tempo dura o efeito do energético no organismo?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

Energético Monster Pacific Punch 473ml

frontend
Domínio.www.confianca.com.br
Duração10 ano(s) 11 mes(es) 29 dia(s)
TipoHttp

De acordo com a nutricionista Andrea Marim, de São Paulo, o uso de alimentos e bebidas estimulantes deve ser interrompido até seis horas antes de dormir. Assim, evite beber café, chás (mate, preto ou verde), refrigerantes, guaraná em pó e bebidas energéticas.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.

Abuso de bebidas energéticas pode causar tremores, dor de cabeça e aumentar as taxas de contração do coração. Beber uma latinha eventualmente não apresenta riscos, mas a superdosagem de bebidas energéticas pode causar reações como tremores, diarreia e dor de cabeça.

Os efeitos do excesso de energético pelo corpo
A descarga de adrenalina e noradrenalina no organismo pode desencadear contrações involuntárias nos músculos. Os níveis elevados de hormônios estimulantes correndo pela circulação fazem as pálpebras tremerem.

O problema não está no consumo da bebida em si, mas nos efeitos adversos que ela pode provocar quando tomada em excesso ou combinada com outras substâncias. Insônia, ansiedade, dores de cabeça, hiperatividade, eventos cardiovasculares e até convulsões são alguns dos sintomas que podem ser desencadeados.

O Energético Monster Ultra 473ml é uma bebida que possui duas vezes mais a energia que uma bebida regular. Possui sabor único e viciante que certamente vai ser degustado do inicio ao fim.

A Monster contém 36 mg de cafeína e não contém taurina. Não há um risco específico de associação com Pondera* (paroxetina). Em algumas pessoas, a paroxetina pode causar sonolência e esta pode melhorar com o uso de cafeína.

Limite o consumo a no máximo dois drinques por dia.
No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis. No caso dos energéticos líquidos não concentrados, como o Red Bull e o Monster, isso equivale a 500 ml por dia.

A bebida energética é muito procurada para melhorar o desempenho físico e mental, estimular o metabolismo, fornecer energia, reduzir a fadiga, aumentar a concentração e propiciar uma sensação de bem-estar.

O primeiro é a questão de os energéticos serem estimulantes, o que pode ser perigoso para quem já possui algum transtorno psicológico ou psiquiátrico, apresentando piora do quadro. "Um exemplo: se a pessoa tem um perfil ansioso, a tendência é ficar ainda mais acelerada e com mais ansiedade", conta.

A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada. As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina.

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados.