Quanto tempo dura o efeito do chá de cogumelo?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os efeitos começam a surgir cerca de 25 a 30 minutos após a ingestão e podem durar até 6 horas.

O chá de cogumelo de cunho alucinógeno também pode causar ataques de pânico repentinos, que podem levar a pessoa inclusive ao óbito caso já sofra de algum outro problema, como pressão alta ou problemas cardíacos.

O que significa qual é a brisa do cogumelo? A “brisa do cogumelo” é entendida como as sensações que se sente durante o efeito do alucinógeno no organismo. Esse efeito pode durar de 6 a 8 horas.

O tratamento geralmente envolve inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRSs, que aumentam os níveis de serotonina disponíveis para as células cerebrais. No entanto, pode levar semanas para que a melhora ocorra, dizem os especialistas, se as drogas funcionarem.

R$ 12,50 por grama.

A experiência é tão forte que quando acontece de maneira positiva é considerada de maneira mística, mas quando gera a famosa “bad trip”, pode deixar traços permanentes como surtos, ataques de pânico, medo intenso e ansiedade.

Os cogumelos atuam no Sistema Nervoso Central e geralmente causam náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sanguínea e da temperatura, alucinações visuais e auditivas, atuando de forma bem parecida com o LSD.

Depois de consumida, a psilocibina é absorvida e metabolizada pelo organismo em aproximadamente 30 minutos. Os efeitos mais comuns de uma dose regular são euforia, despertar espiritual, desrealização, despersonalização, pensamentos distorcidos e pupilas dilatadas. Tudo isso pode durar de quatro até seis horas.

Quando não é indicado. O uso de cogumelos alucinógenos não deve ser feito junto com outras drogas, como bebidas alcoólicas, maconha, ecstasy ou cocaína. Pessoas que usam medicamentos psiquiátricos não devem usar cogumelos alucinógenos.

Adam Winstock, psiquiatra e fundador do Global Drug Survey, disse ao jornal The Guardian que combinar o uso da droga com álcool aumenta as chances de danos cerebrais. Segundo Winstock, o consumo dos cogumelos pode causar ataques de pânico em algumas pessoas.

A Jurema sintetiza uma potente substância alucinógena, a dimetiltriptamina ou DMT, responsável pelos efeitos. Trata-se de um cacto, também utilizado desde remotos tempos na América Central, em rituais religiosos.

Uma dose ligeira geralmente corresponde a 1 gr de cogumelos secos, (10mg de psilocibina); uma dose média, de 1 a 3 gr (10-30 mg de psilocibina) e uma dose forte entre 3 e 5 gr (30-50 mg de psilocibina).

Chá de cogumelo pode gerar psicose, alerta Ana Luiza Simões, médica do Hospital Albert Einstein. "O chá causa alucinações e tem efeitos colaterais." A mesma atenção deve ser tomada com a maconha, que pode causar perda de memória e alienação.

A psilocina atua sobre os receptores do cérebro, induzindo efeitos psicodélicos. Ela ativa os receptores de serotonina principalmente no córtex pré-frontal. Essa parte do cérebro afeta o humor, a cognição e a percepção.

O tempo de duração de uma bad trip é bastante relativo e depende do organismo do usuário, da quantidade, qualidade da substância consumida e de como ele irá lidar com a situação. O efeito da maconha no organismo dura cerca de 3 horas quando inalada e pode chegar a 6 horas quando ingerida em grande quantidade.

E apesar dos cogumelos não estarem na lista, a psilocina e a psilocibina constam na chamada lista F2 de substâncias psicotrópicas, cujo uso está proibido no Brasil. Isso significa que, a rigor, a venda e compra dos cogumelos não é proibida, mas a comercialização direta das substâncias extraídas dos fungos sim.

A psilocibina é normalmente consumida por via oral, como em chás ou em alimentos. Cogumelos desidratados também podem ser esmagados em um pó e preparados em forma de cápsula para melhor ingestão. Alguns usuários revestem os cogumelos com chocolate – para tirar um pouco do amargo característico.