Quanto tempo dura o efeito de uma lata de energético?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Não possui valor nutricional e é considerada um recurso ergogênico. Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados.

Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo. A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia).

De acordo com a nutricionista Andrea Marim, de São Paulo, o uso de alimentos e bebidas estimulantes deve ser interrompido até seis horas antes de dormir. Assim, evite beber café, chás (mate, preto ou verde), refrigerantes, guaraná em pó e bebidas energéticas.

Tome muita água: A cafeína também tem um efeito diurético que desidrata o nosso corpo se não for bem controlada. Tomar água ajuda na recuperação de minerais que o seu corpo pode ter perdido na desidratação por cafeína, fazendo com que você se sinta melhor.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.

Por conta da sensação de estímulo que provocam no corpo, os energéticos são capazes de levar a problemas cardiovasculares. Se a pessoa já possui fatores de risco, como arritmia ou pressão alta, a propensão é maior, especialmente se consome a bebida em doses mais altas.

A reposição deve ser feita nas 2 horas seguintes ao treino, também de forma fracionada. As bebidas energéticas contêm várias substâncias, mas as mais importantes são a cafeína e a taurina. A cafeína deixa a pessoa mais alerta, e a taurina é um aminoácido que diminui o cansaço muscular.

Bebendo energéticos de modo responsável
No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis.

O energético, por si só, não faz mal à saúde, se consumido de forma moderada. O problema está quando o seu uso é feito de forma excessiva, seja em quantidade, seja em frequência. Além disso, não é recomendado consumir o energético combinado de outras substâncias, como bebidas alcoólicas.

Isso porque as bebidas desse tipo contêm cafeína, um dos mais poderosos estimulantes do sistema nervoso central. No estudo, os pesquisadores observaram que quem ingere energéticos está mais propenso a ter um sono de curta duração.

12 horas: É o tempo que leva para a maioria das pessoas removerem completamente a cafeína da corrente sanguínea. Essa velocidade depende de muitos fatores, como idade e atividade. Quanto tempo dura o efeito do energético? Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas .

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados. reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga. aumenta o estado de alerta.

As pessoas que dizem não sentir o efeito da cafeína provavelmente não possuem receptores com muita afinidade por essa substância. Outra possibilidade para explicar as nossas diferenças de tolerância à cafeína é a velocidade de metabolização do composto no fígado.

“Esses estimulantes podem aumentar o estado de alerta, a atenção e a energia, além de aumentar a pressão arterial, os batimentos cardíacos e a respiração”, acrescenta a entidade norte-americana.

Para si, a melhor forma de cortar laços energéticos é tomar consciência e trabalhar para dissolvê-los. Isso pode ser feito através de técnicas e ferramentas terapêuticas como Meditação, terapia vibracional e outras formas.